Infligir é quando uma pena ou castigo é aplicado, quando alguém ou algo sofre algum tipo de dano ou prejuízo. Se você ficar confuso lembre-se que infringir é quando alguém comete uma infração. Por exemplo: Ele cometeu uma infração de trânsito, ou seja, ele infringiu uma lei.
Infringiu é a forma da 3. ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo do verbo infringir, que significa «transgredir ou não respeitar a lei»: O condutor infringiu o código de estrada.
O verbo infligir significa aplicar pena de castigo, causando dano, prejuízo ou sofrimento a alguém; já o verbo infringir significa transgredir, desrespeitar, desobedecer. Veja abaixo algumas situações: a) O aluno infringiu as regras da escola.
Transgressão ou violação de preceito ou regra.
Ex.:A 'inflação' deste ano teve um aumento de quase 15%. 'Infração', por sua vez, é um substantivo cujo significado é a ação ou efeito de infringir uma lei, uma regra. Assim, está relacionado a qualquer desobediência a um acordo já instituído. Ex.: Ultrapassar o sinal vermelho caracteriza uma infração de trânsito.
Inflação é o nome dado ao aumento dos preços de produtos e serviços. Ela é calculada pelos índices de preços, comumente chamados de índices de inflação. O IBGE produz dois dos mais importantes índices de preços: o IPCA, considerado o oficial pelo governo federal, e o INPC.
Tráfego = trânsito, grande atividade, afã, comércio: tráfego aéreo, tráfego marinho, tráfego rodoviário. Use tráfico só na acepção de comércio ilícito: tráfico de droga, tráfico de influências, tráfico de mulheres. ...