De maneira geral, qualquer pessoa que esteja no ensino médio ou já tenha concluído esse grau de formação pode prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No entanto, há casos particulares que exigem algum tipo de atendimento diferente durante as provas.
Em 2022, estudantes do 1º e do 2º ano do ensino médio poderão fazer o exame. De 2023 em diante, estudantes do 1º, do 2º e do 3º ano do ensino médio poderão realizar o Enem seriado.
Eles determinam que terá isenção total do pagamento da taxa de inscrição quem estiver incluído no Cadastro Único – CadÚnico, cadastro para famílias de baixa renda, que serve de base para os programas sociais do governo federal -, e for membro de família de baixa renda, conforme definido no decreto 6.
Se quiser descobrir se ganhou o benefício, o candidato precisa acessar o site do Enem com seu CPF e data de nascimento e conferir a informação. Caso tenha recebido a isenção, basta aguardar as inscrições gerais, que acontecem entre 11 e 22 de maio, e se cadastrar normalmente.
Para saber se você conseguiu a isenção da taxa de inscrição do Enem, é preciso fazer a consulta na Página do Participante, no site oficial do Enem, utilizando a senha cadastrada na solicitação de isenção.
Escolaridade: candidatos que tenham feito todo o ensino médio em escolas públicas brasileiras. Renda: não pode ultrapassar o teto definido pela SAS/USP. Residência: apenas candidatos residentes no Brasil podem pedir a isenção.
O Termo de Isenção de avarias é um documento que alguns transportadores exigem que seja preenchido e assinado por você (embarcador) para que possam realizar a coleta e entrega de sua carga, quando a mesma é considerada frágil para o transporte.