A cédula não preenchida do CRLV chama-se Espelho, e vários destes documentos em branco ficam armazenados nos postos dos DETRANs. Ocorre que, muitas vezes, esses Espelhos são também surrupiados pelos marginais, que depois preenchem os documentos com os dados do veículo clonado ou “cabritado”.
Para ter certeza de que o CRLV é original, vale fazer um teste parecido com o das notas de dinheiro. Preste atenção se as inscrições “República Federativa do Brasil”, “Contran”, “Denatran” e “Ministério da Justiça” estão em alto relevo sensível ao tato.
É acessando o site do Detran de seu estado, procurando a seção de nome “Consultar veículo” ou algo parecido. A maioria dos Detrans não exige um cadastro para consultar a informação, apenas o número da placa e do Renavam (ou do chassi, como no Detran MG, por exemplo).
Técnicas para identificar fraude em documentos
Se a taxa de licenciamento não for paga até o último dia útil do mês referente ao número final da placa, haverá incidência de multa e juros. Para verificar o valor, acesse o portal da Secretaria da Fazenda (www.fazenda.sp.gov.br) - opção IPVA.
Consultar informações do CRV atual do veículo
Motorista só pode andar com documento 2019 até dia 30 de setembro. Veículos com final de placa 1 e 2 têm até 30 de setembro para circular com CRLV 2019. O CRLV 2020 só será emitido mediante agendamento.
Possíveis consequências do atraso Não pagar o licenciamento no prazo estipulado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) é infração gravíssima, com penalidade de multa no valor de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Como e quando pagar
Quando você deixa de contribuir, após 30 dias do vencimento do prazo, o órgão arrecadador pode inscrevê-lo na dívida ativa da Fazenda Pública.
Portanto, para o ano de 2021, o Licenciamento ficará com os seguintes vencimentos: placas finais 1, 2 e 3 vencerão em março; final 4, em abril; final 5 vencerá em maio e final 6 será em junho. Placa final 7 vencimento em julho, final 8 em agosto, final 9 em setembro e 0 em outubro.
Os proprietários dos veículos com placas finais 1, 2 e 3 têm até o dia 31 de maio de 2021 para pagar o IPVA e as taxas do Licenciamento Anual.
O tempo para andar com o IPVA vencido vai depender de quando é o licenciamento do seu carro. Por exemplo, no estado de São Paulo, um carro com placa final 8 deve ser licenciado até o mês de outubro. Logo, todos os débitos relacionados ao veículo (multas e IPVA) devem estar devidamente quitados até lá.
Para pagar o imposto, basta se dirigir a uma agência bancária credenciada, com o número do Renavam, e pagar a guia no guichê de caixa, nos terminais de autoatendimento, pela internet, via débito agendado ou por meio de outros canais oferecidos pelo banco.
A cada dia que você fica sem pagar o IPVA, é aplicada uma multa de 0,3%, no caso do estado de São Paulo. Essa porcentagem vai aumentado todos os dias. Quando chegar a 60 dias de atraso, o valor da multa estará em 18%, a partir dai ela não sobe mais.
Quem não pagar o imposto até o vencimento fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora, com base na taxa básica de juros, a Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa é fixado em 20% sobre o valor do IPVA.
Como pagar IPVA atrasado?
Para pagar IPVA vencido e inscrito na dívida ativa, acesse www.dividaativa.pge.sp.gov.br. Em Consultas, digite o Renavam do veículo ou o número de seu CPF/CNPJ. Siga as instruções da tela, selecionando o débito inscrito a ser quitado e clicando em IPVA > Liquidar. Confirme que o pagamento será integral.
Acesse o site do Detran da Secretaria da Fazenda do seu estado. Depois basta inserir a placa do veículo e o RENAVAM. Emita uma guia de pagamento, chamada de Guia para Regularização de Débitos (GRD). Esse documento já estará com os valores atualizados com juros e encargos, devido ao atraso.
Para gerar o boleto de pagamento, é só escolher a opção “Pagar IPVA”. Para gerar o DAE é preciso informar o chassi do veículo, ou o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) e da placa. Se optar por acessar o site, o motorista deve ir no menu IPVA e, depois, expandir a aba “Imposto”.
A impressão do documento é feita através do site da Secretaria Estadual da Fazenda e também no site do Bradesco. No momento do acesso tenha em mãos o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). O imposto pode ser pago à vista ou parcelado em até três vezes.