O coeficiente, número ou módulo de Reynolds (abreviado como Re) é um número adimensional usado em mecânica dos fluidos para o cálculo do regime de escoamento de determinado fluido sobre uma superfície. É utilizado, por exemplo, em projetos de tubulações industriais, aeronaves, foguetes e embarcações.
A mecânica dos fluidos é normalmente definida como tendo três premissas básicas em sua raiz. A primeira é a conservação da massa, o que significa que a massa não pode ser criada nem destruída espontaneamente, embora possa mudar de forma.
Em um nível molecular, a viscosidade é um resultado da interação entre as diferentes moléculas em um fluido. Isto pode também ser entendido como atrito entre as moléculas no fluido. Assim como no caso de atrito entre sólidos em movimento, a viscosidade determinará a energia necessária para fazer um fluxo de fluido.
Com o aumento da temperatura, essa força de atração diminui, diminuindo também a viscosidade dinâmica. A redução da viscosidade dinâmica nos líquidos devido ao aumento da temperatura é atribuída ao aumento das distâncias intermoleculares provocadas durante o aquecimento.
A viscosidade dinâmica η (η= "Eta") é uma medida para a tenacidade ou viscosidade de um fluido (Fluido: substância líquida, fluente). Quanto maior for a viscosidade, mais espesso (menos fluente) será o fluido; quanto menor for a viscosidade, mais fluente (fluidez) será o fluido.
No óleo mineral ela varia inversamente com a temperatura, ou seja, a medida que a temperatura aumenta a viscosidade diminui. Por esse motivo um dos fatores que interfere na seleção do fluido é a faixa de temperatura de trabalho do sistema hidráulico.
Temperatura do fluído hidráulico O quão quente é muito quente? A temperatura do fluído hidráulico que ultrapassar 82ºC é capaz de danificar a maior parte dos selos de vedação e acelerar a degradação do óleo.
A TEMPERATURA RECOMENDADA NO RESERVATÓRIO É DE 82°C MÁXIMA, E NÃO PODE ULTRAPASSAR 93°C PARA EVITAR A DETERIORAÇÃO DO ÓLEO HIDRÁULICO E PERDA DOS ADITIVOS.
Sendo assim, quanto maior for a velocidade com que o fluido escoa, menor será a pressão sobre a parede do tubo. ... Essa característica de diminuir a pressão quando há um aumento na velocidade do fluxo do fluido é aplicada em várias situações, como em aviões e pássaros.
Pela Figura acima pode-se observar que a equação de Hazen-Williams é válida apenas para escoamentos com alto Número de Reynolds (Re) e tubos consideravelmente rugosos. Desta forma, pode-se dizer que a equação de Hazen-Williams é mais adequada para tubos com grandes diâmetros.
Pressão (P) é a força (F) exercida sobre um objeto dividida pela área (A) da superfície sobre a qual a força age. P e A são inversamente proporcionais, ou seja, quanto maior a área menor será a pressão, e vice-versa.