As mulheres disputam provas em quatro aparelhos diferentes. Os aparelhos femininos são o solo, o salto de cavalo, a trave olímpica e as paralelas assimétricas. Nestes aparelhos, durante as apresentações femininas,as ginastas procuram demonstrar a sua força, domínio, flexibilidade e graciosidade.
Modalidades femininas nas Olimpíadas
Apesar do adiamento para 2021, o nome dos Jogos Olímpicos de Verão continuará como Tóquio 2020. As Olimpíadas contarão com 33 modalidades esportivas, com a expectativa de participação de mais de 11 mil atletas, os quais representarão mais de 204 países.
A ginástica olímpica fundamenta-se na evolução técnica de diferentes exercícios físicos. As provas realizadas pelos homens são: barra fixa, barras paralelas, cavalo com alças, salto sobre o cavalo, argolas e solo. As mulheres disputam exercícios de solo, salto sobre cavalo, barras assimétricas e trave de equilíbrio.
Resposta: argolas, cavalo com alças, barra fixa, solo, trave, barras assimétricas, salto, barras paralelas.
São eles:
Este artigo visa apresentar e discutir o contexto deste CT e o sistema de seleção permanente da ginástica artística feminina (GAF) brasileira, a partir da opinião dos técnicos que desenvolvem a modalidade no país. Procedemos a um estudo de campo e entrevistamos 34 treinadores de 29 instituições.
Ginástica
A ginástica, por exemplo, é um esporte que se divide em três modalidades: artística, de trampolim e rítmica – cada uma com suas particularidades e competições independentes. ... A ginástica começou a se popularizar na Alemanha e na França a partir de 1811, com a implantação da primeira escola de treinamento ao ar livre.
Resposta: Atualmente a ginástica é disputada em três modalidades: artística, rítmica e de trampolim. A artística, a mais tradicional, distribui 14 medalhas de ouro numa Olimpíada. Para os homens, são seis aparelhos: salto, cavalo com alças, argolas, barra fixa, barras paralelas e sol.
As provas femininas são exercícios de solo, salto sobre cavalo, barras assimétricas e trave de equilíbrio. Alguns ginastas são treinados para todos os tipos de provas. Nesse caso, os homens participam de todas as provas masculinas e as mulheres competem nas quatro provas femininas.
A ginástica de trampolim consiste em saltos acrobáticos em uma cama elástica. Essa modalidade pode ser disputada nas seguintes provas: duplo mini-trampolim, trampolim individual, trampolim sincronizado e tumbling. Com princípios na ginástica moderna, a base desta modalidade são os movimentos.
Atualmente, ainda há diferenças entre os sexos masculino e feminino, no que se refere à ginástica artística: são seis as provas masculinas e quatro as femininas.
Ginástica Olímpica
A ginástica olímpica fundamenta-se na evolução técnica de diferentes exercícios físicos. As provas realizadas pelos homens são: barra fixa, barras paralelas, cavalo com alças, salto sobre o cavalo, argolas e solo. As mulheres disputam exercícios de solo, salto sobre cavalo, barras assimétricas e trave de equilíbrio.
Resposta: Arthur Nory Oyakawa Mariano e Daniele Matias Hypólito.
Assim, para a prática masculina os principais aparelhos são:
A ginástica artística nasceu oficialmente em 1811, quando o alemão Friederich Ludwig Jahn criou, em Berlim, o primeiro clube dedicado ao esporte. No entanto, a modalidade é uma das mais antigas da História. O esporte teve suas no antigo Egito, onde artistas faziam acrobacias circenses para entreter o público.
O solo é um aparelho na ginástica artística, disputado como modalidade olímpica por ambos os sexos. Os exercícios no solo fazem parte do concurso geral, onde se selecionam os oito melhores atletas para a final da especialidade. O tablado amortece eventuais quedas e ajuda ao impulso dos saltos.