Os eletrodos são equipamentos condutores de energia que estimulam os tecidos do paciente. Eles podem ser feitos de diversos materiais, como o silicone e o autoadesivo. Tudo vai depender do seu objetivo ao utilizar esse artigo.
Os eletrodos inertes mais usados são os de grafita e platina, e eles não participam da reação de oxirredução, apenas conduzem os elétrons. ... Já no caso dos eletrodos não inertes ou ativos, eles sofrem oxidação e redução, participando da reação química.
A eletrólise é um método usado para obter reações de óxido-redução. Em soluções eletrolíticas, o processo se baseia na passagem de uma corrente elétrica através de um sistema líquido que tenha íons presentes, gerando assim reações químicas.
O que é eletrólise? É uma forma de produção de substâncias químicas a partir da reação de oxidação e redução provocadas por uma descarga elétrica. ... Durante a eletrólise, um cátion sofre redução no cátodo, e um ânion sofre oxidação no ânodo. Isso acontece por meio da descarga elétrica fornecida por uma fonte externa.
Assim, para realizar a sua eletrólise, isto é, a sua decomposição por meio de corrente elétrica, é necessário acrescentar um eletrólito, um soluto iônico que pode ser um sal, uma base ou um ácido. A eletrólise da água envolve a passagem de corrente elétrica.
Para que a eletrólise acontece, a corrente elétrica envolvida deve ser contínua e ter uma voltagem suficiente. Para que os íons envolvidos tenham liberdade no movimento que realizam, a eletrólise pode ocorrer por fusão (eletrólise ígnea) ou por dissolução (eletrólise em solução).
Para solucionar o problema, pesquisadores da Universidade Stanford criaram um método em que utilizam a energia solar para produzir hidrogênio a partir da água do mar. Os cientistas separam a água em hidrogênio e oxigênio por meio da eletrólise.
Segundo o químico Fernando Galembeck, professor da Unicamp, a ciência sabe como pegar dois hidrogênios e uni-los a um oxigênio para formar uma molécula de água. A técnica existe e é conhecida. O problema, entretanto, está no custo da operação. É muito caro conseguir o hidrogênio, já que ele precisaria vir do petróleo.”