Estudos laboratoriais e epidemiológicos sugerem que, dentre os polifenóis que compõem o chá verde, a Epigalocatequina-3-galato (EGCG) é o mais bioativo e responsável por sua ação antioxidante, anti-inflamatória, antimicrobiana, inativadora de LPS bacteriano, anticarcinogênica, antitumoral, anti-angiogênica, anti- ...
A epigalocatequina-galato (EGCG) é um antioxidante natural que contribui para os efeitos terapêuticos benéficos, por promover a diminuição do peso corporal, gordura corporal, auxiliar na prevenção e tratamento de obesidade e de doenças associadas como diabetes, cardiovasculares e dislipidemias.
Catequina é um fitonutriente da família dos polifenóis, e tem uma forte ação antioxidante. Está presente de forma natural em alguns alimentos. ... As catequinas são incolores, solúveis na água e não existem referências de contra-indicações do seu consumo.
Este chá é rico em substâncias denominadas catequinas, que são compostos fenólicos (flavonóis) com ação antioxidante, e também são eficazes na prevenção e tratamento de doenças associadas á obesidade, como dislipidemia, doenças cardiovasculares e diabetes, através da diminuição do triacilglicerol, colesterol total, LDL ...
Também conhecidos como bioflavonoides e vitamina P, os flavonoides são compostos bioativos, ou seja, compostos que agem diretamente em uma célula, tecido e organismo vivo. Nas plantas, por exemplo, eles atuam como pigmentos coloridos e desempenham diversas funções, como a proteção contra raios ultravioletas.
Os flavonoides são uma classe de compostos fenólicos encontrados no reino vegetal. São estruturas químicas que agem na polinização, na proteção contra insetos, fungos, raios ultravioleta e outras funções importantes para o desenvolvimento da planta.
Os flavonoides são compostos presentes em alimentos como frutas, verduras e cereais. Eles têm função antioxidante, anti-inflamatória e podem prevenir doenças.
Os flavonoides estão presentes em frutas como uva, morango, maçã, romã, blueberry, framboesa e em outras de coloração avermelhada; em vegetais como brócolis, espinafre, couve e cebola; em cereais e sementes, como nozes, soja, linhaça, e até no chocolate e no mel. Por isso, tente sempre inclui-los em sua dieta.
Quais os alimentos possuem maiores teores de flavonoides? As principais fontes alimentares de flavonoides são: café, cebola, maçã, uva, vinho tinto e os chás. As uvas são consideradas uma das maiores fontes destes compostos quando comparadas a outras frutas e vegetais.
O resveratrol é um composto vegetal que age como um antioxidante. As principais fontes de alimentos incluem vinho tinto, uvas, algumas frutas e amendoins. Este composto tende a se concentrar principalmente nas peles e sementes de uvas.
Além do vinho e do chá, outros alimentos ricos em taninos são:
Por ser um elemento antioxidante, o tanino faz um grande bem à saúde. Isso porque ele reforça as paredes arteriais, prevenindo o entupimento das veias, além de reduzir o colesterol ruim e retardar o envelhecimento celular.
Tecnicamente, o tanino corresponde a um grupo de compostos fenólicos que tem como principal característica a afinidade em se ligar à cadeias de proteínas e precipitá-las. Encontrados principalmente nas partes lenhosas, "nas folhas e em frutos não maduros de muitas plantas, eles atuam como instrumento de defesa.
Quem gosta de vinho sempre ouve falar em taninos, vinhos tânicos ou adstringentes. ... Trata-se de um polifenol presente na casca e nas sementes da uva e que, quando mantidas em contato com o mosto, é transmitido ao vinho, trazendo a sensação de adstringência ao paladar.
O TANINO é um Polifenol de origem vegetal, que atua como um poderoso ativo natural, nele há propriedades e virtudes terapêuticas, que quando associado a outros elementos forma um poderoso agente selador e potencializador de nutrientes.
O resveratrol é um polifenol que pode ser encontrado principalmente nas sementes de uvas, na película das uvas pretas e no vinho tinto. E também é encontrada na pele do amendoim.
Uva passa possui a substância resveratrol Pois é, esse fruto seco tem uma maior concentração de nutrientes justamente por ter passado pelo processo de desidratação. Mas o grande diferencial da uva é a presença do resveratrol, que é um dos principais antioxidantes que existem.
O Resveratrol é associado fortemente com as uvas vermelhas e o vinho tinto feito das uvas. Vinhos tais como o Malbec, pequeno - o sirah, St Laurent e Pinot Noir têm o índice o mais alto do resveratrol. As uvas do Malbec têm a pele a mais grossa, e conseqüentemente o índice o mais alto do resveratrol.
5 alimentos com polifenóis que deixam o seu corpo mais resistente