1. Banho de hortelã e alecrim. Esse é um banho de energização, que vai ajudá-lo a relaxar, trazer vibrações positivas e renovar a sua energia.
5 benefícios do chá de hortelã
Os efeitos colaterais da Hortelã-pimenta podem incluir reações de alergia na pele como coceira, ardor, vermelhidão ou urticária, irritação das mucosas do estômago, como dor no estômago, enjoo, vômito, azia, sensação de barriga inchada ou má digestão.
O chá de folhas de hortelã é bom para ajudar na digestão, para reduzir a náusea e o vômito e para acalmar o intestino. Ingredientes: 2 a 3 colheres de folhas frescas, secas ou trituradas de hortelã; 150 ml de água fervente.
Instruções de Preparo
Chá de hortelã-da-folha-grossa para soltar o catarro Este chá é muito bom para combater as doenças respiratórias como gripe ou resfriado. Ingredientes: 6 folhas picadas de hortelã-da-folha-grossa; 150 ml de água fervente.
É usada no tratamento de doenças respiratórias e tem uso tradicional como "lambedor" para sintomas de gripes e resfriados. A inalação do aroma das folhas ajuda a descongestionar as vias aéreas, e seu consumo como tempero favorece a digestão e estimula o trabalho do fígado.
A hortelã-pimenta, de sabor mais acentuado, é indicada para chá; mais cítrica e refrescante, a hortelã-limão é boa para bebida gelada; mais sutil, a hortelã-maçã vai bem em saladas; e a hortelã-abacaxi, por ser uma das menos invasivas, pode crescer ao lado de outras plantas.
Conhecida comumente como erva-de-colégio, erva-grossa e sussuaiá, Elephantopus mollis Kunth (Asteraceae) é uma espécie herbácea perene, de base sublenhosa, ramos curtos e flores arroxeadas. Suas folhas são empregadas como emoliente, resolutivo, sudorífico e no tratamento de bronquite, tosse e gripe na medicina popular.
O Levante (Mentha viridis) é uma planta muito utilizada na medicina popular, pois possui propriedades antiespasmóticas, diurética, carminativas e estomáquicas. É chamado também de elevante. O Levante tem indicação para gripes, resfriados, bronquites, cólicas, flatulência e diarréia.
Possui propriedades medicinais nas suas raízes e folhas, sendo utilizada como tônica, antifebril, anticatarral, expectorante, emoliente, diurética, cicatrizante, anti-reumático, adstringente e sudorífera.
1 Denominação comum a várias plantas herbáceas e arbustivas da família das solanáceas, pertencentes especialmente aos gêneros Nicotiana e Solanum , cujas folhas são muito usadas para fumar.
Ao redor do mundo existem de 25 a 30 espécies naturais desse gênero – além de outras tantas espécies criadas pelo ser humano -, mas o mais comum, no Brasil, é chamar de hortelã os pezinhos da espécie Mentha piperita e de menta os da Mentha spicata.
Embora a hortelã exija bastante água, o solo deve estar sempre bem drenado. Portanto, o vaso deve apresentar furinhos no fundo, para que a planta não fique encharcada e morra. Lembre-se de plantar a hortelã sozinha no vaso, pois como é uma erva invasora, pode prejudicar o desenvolvimento de outras plantas.
Tipos de hortelã
Embora as duas plantas sejam do gênero mentha, elas são de espécies diferentes. A hortelã-pimenta é da espécie piperita, enquanto a hortelã-verde é spicata.
Cultivo: Existem cerca de 25 espécies do gênero Mentha, dada a facilidade de hibridação não se recomenda o cultivo de diversas espécies de hortelã na mesma área.
A hortelã tem sabor forte e ardido. ... Já a menta tem um sabor mais suave que o da hortelã. Amplamente utilizada como tempero, ela é suave e refrescante. Sua folhas são mais largas e aglomeradas em um conjunto mais estreito e alongado.
O chá de menta é conhecido por melhorar as náuseas e a indigestão, porque ele aumenta o fluxo da bile, dessa forma aumentando a velocidade com que o organismo digere os alimentos. ... Além disso, ele também ajuda a aliviar os sintomas da síndrome do intestino irritável.
Espécies
Substituindo Hortelã Substitua por manjericão ou alecrim.
A segurelha é muito utilizada na culinária mediterrânea, principalmente em carnes e grãos, mas também em receitas de legumes com cogumelos. ... Substitua a segurelha de verão por tomilho e um pouco de hortelã. Use uma mistura de porções equivalentes de salsinha e folhas de aipo no lugar da segurelha de verão.
O açafrão pode ser substituído por cártamo em proporções iguais. Conhecido como açafrão mexicano, esse ingrediente imita precisamente a cor, mas o sabor é considerado inferior.
Os melhores substitutos da salsa são manjericão, cerefólio, coentro, alecrim e hortelã, entre outros.