A farinha de casca de banana permite evitar o desperdício de nutrientes como potássio, vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C. Além disso, ela é rica também em potássio, fósforo, magnésio, cobre, manganês e zinco.
Descascar as bananas e cortar a polpa em rodelas. Bater as cascas de bananas e a água no liquidificador, adicionando em seguida o óleo, os ovos e o fermento. Acrescentar a farinha e o açúcar e misturar bem.
Conheça os benefícios da farinha de banana verde para a saúde e a dieta:
Basta congelar as bananas descascadas e cortadas em rodelas e depois bater no liquidificador ou processador. Já fiz várias vezes e fica fantástico!
Para usar como adubo, basta triturar as cascas – no liquidificador ou com um pilão – e quando elas estiverem como uma farofa, polvilhe sobre o substrato. "O cálcio vai sendo absorvido conforme a planta for regada", explica Gabi.
A farinha de banana verde pode ser facilmente feita em casa, sendo apenas necessário 6 bananas verdes. Cortar as bananas em rodelas médias, colocar lado a lado em uma forma e levar ao forno em temperatura baixa, para não queimá-la. Deixar até as rodelas ficarem bem secas, praticamente esfarinhando na mão.
Modo de preparo
Farinha de Banana Verde (com Laudo Técnico)
A farinha de banana verde é feita justamente com a fruta que ainda não amadureceu. Mas comer uma fruta verde não faz mal?...Principais nutrientes da farinha de banana verde.
A banana verde contém amido resistente, que é uma fibra solúvel que se transforma em frutose que confere o sabor doce da banana quando ela amadurece. Este amido resistente favorece o bom funcionamento intestinal e é um grande aliado do sistema imunológico, ajudando no combate à depressão e outras doenças.
A diferença entre a biomassa de banana verde e a farinha está na concentração de fibras. Enquanto muitas das fibras se perdem no processo de cozimento em pressão que gera a biomassa, a forma que permite se obter a farinha consegue preservar boa quantidade, fazendo com que até 60% do alimento seja somente fibras.
Como a biomassa é um creme insosso, você pode usá-la em diversos tipos de preparação, desde sucos até pratos salgados e doces. Ela também pode ser utilizada como agente espessante para sopas, caldos, molhos e até mesmo no feijão.
Você pode utilizar qualquer tipo de banana verde para preparar a biomassa! Da terra, marmelo, nanica, maçã, prata, ouro, d'água, etc. A banana verde utilizada no preparo da biomassa não pode estar em estado de amadurecimento.
A biomassa de banana verde ajuda a emagrecer e a reduzir o colesterol porque é rica em amido resistente, um tipo de carboidrato que não é digerido pelo intestino e que funciona como uma fibra que ajuda a controlar a glicemia, reduzir o colesterol e dar mais saciedade após a refeição.
É aqui que entra a nossa criatividade!
O amido resistente funciona como um modulador dos níveis de colesterol e glicose no sangue. “A banana verde é bom para a redução do colesterol, para prevenção e tratamento do diabetes, para prevenção do câncer do cólon, e para aumentar a absorção dos nutrientes do organismo porque favorece uma boa saúde intestinal.
Modo de Preparo
O principal benefício da banana verde consiste em ajudar a regular o intestino, aliviando a prisão de ventre, quando se come crua, ou combatendo a diarreia quando é cozida.
Apresenta baixo teor de sódio; Alto teor de magnésio, mineral que ajuda o organismo a absorver vitamina D; Apresenta triptofano, um aminoácido que auxilia a produção de serotonina, portanto traz benefícios para o equilíbrio mental; Rica em zinco, excelente para o sistema imunológico.