A tributação para empresas de factoring está sujeita ao IRPJ e CSLL com base na apuração do lucro real. Por este motivo, são automaticamente obrigadas a recolherem PIS/Cofins no regime não-cumulativo.
1. Conceito. Factoring é uma atividade comercial, mista e atípica, que soma prestação de serviços à compra de ativos financeiros. A operação de Factoring é um mecanismo de fomento mercantil que possibilita à empresa fomentada vender seus créditos, gerados por suas vendas à prazo, a uma empresa de Factoring.
Não incide o IOF nas operações de crédito relativas às cessões de direitos creditórios resultantes de vendas a prazo, quando o cessionário for instituição financeira, por falta de previsão legal. O imposto somente incidirá quando o cessionário for empresa que executa atividade de factoring.
O Imposto sobre Operações Financeiras, ou IOF é um imposto que incide sobre operações de crédito. Essas operações são de cartão de crédito, cheque especial, empréstimos, financiamentos, e de câmbio, seguros, compra e venda de títulos e valores mobiliários.
A expressão ad valorem é empregada para designar o valor cobrado pelas empresas de factoring, de seus clientes, pela prestação contínua de serviços, comprovados através da emissão de Nota Fiscal. Ressalte-se que o ad valorem independe do grau de risco do título de crédito, bem como do prazo de quitação do mesmo.
Para calcular o valor de IOF devido, é só fazer a conta da porcentagem de acordo com a alíquota do tipo de operação realizada. ... De acordo com a alíquota (6,38%), o valor cobrado pela tributação será de R$ 63,80. Mas, se você se programou e resolveu comprar dólares com antecedência, por exemplo, a alíquota será de 1,1%.
Para calcular o IOF de compra internacional, veja o seguinte exemplo:
Qual o valor do IOF hoje?
Base de cálculo e alíquotas
Como declarar o empréstimo no imposto de renda Para declarar empréstimos contraídos junto a pessoa física, vá até a ficha Dívidas e Ônus Reais e selecione o código 14. Na área de “Discriminação”, coloque informações sobre a dívida, como a data da operação e o nome e CPF de quem fez o empréstimo.
Um bom exemplo é uma compra internacional no cartão de crédito. Se você gastou R$ 1.