A calistenia começou a desenvolver-se na França no século XIX. Em 1822, Phokion Heinrich Clias começa a difundir tanto na França como na Inglaterra a calistenia. ... Clias publicou en Paris em 1828 Callisthenie ou gymnastique des jeunes filles (Calistenia ou ginastica das mulheres jovens).
Origem. Calistenia é o termo que vem do grego kallistenés, seu significado é “cheio de vigor”. ... A ginástica, semelhante à calistenia, foi estruturada no século XIX, tinha como objetivo a busca da força em conjunto com a beleza representadas nas formas e curvas do corpo.
A ginástica é um esporte que envolve a prática de uma série de movimentos que requer força, flexibilidade e coordenação motora. Desenvolveu-se na Grécia Antiga, a partir dos exercícios físicos feitos pelos soldados, incluindo habilidades para montar e desmontar um cavalo.
Considerada uma das mais antigas metodologias de treinamento do mundo, ela surgiu na Europa, praticada por militares como treino de condicionamento físico. A modalidade chegou ao Brasil há 4 anos e, de acordo com dados do grupo Calistenia Brasil, já são mais de 50 equipes, com, em média, 20 pessoas, pelo país.
A origem da calistenia O termo vem do grego "kallos" e "sthenos" que, respectivamente, significam beleza e força. Assim, os gregos associavam este treinamento por peso corporal à "bela força", fazendo com que a calistenia ficasse conhecida como "a arte e a ciência do belo movimento".
Como novato, magro, mas não principiante no condicionamento físico geral, pode levar meses a um ano inteiro para notar ótimos resultados.
Você deve começar pendurado na barra com as mãos voltadas para frente, passar as pernas por entre os braços, descer até esticar completamente os braços e fazer o movimento contrário para voltar à posição inicial.
Dobre os cotovelos e ponha as mãos no chão, ao lado do peito. Empurre o seu corpo para cima usando a força dos braços até que eles fiquem esticados. Seu torso e suas pernas devem estar acima do chão, apenas com as pontas dos dedos dos pés como apoio. Mantenha seu corpo ereto; não encurve suas costas.
Pra ter resultados na calistenia vc precisa treinar intensamente, mas oq é treinar pesado? “é suar”, “é ficar dolorido no outro dia”. Treinar de forma intensa que o seu corpo rompa fibras musculares, vc tem quer realmente se sentir fadigado no final do treino, se sentir mais fraco e sem força.
O tempo que a pessoa leva para ganhar massa muscular fazendo atividade física anaeróbica, como a musculação por exemplo, é de aproximadamente 6 meses. No entanto, a hipertrofia muscular pode começar a ser percebida ao fim de algumas semanas ou meses dependendo das características físicas e genéticas de cada pessoa.
Os exercícios precisam evoluir gradualmente pelo aumento de repetições e de dificuldades. Um exercício de flexão de braço simples, por exemplo, pode evoluir para um exercício de flexão de braço utilizando apenas uma mão.
Segundo o profissional de educação física e também praticante da modalidade Jorge Sevillis, a calistenia possui exercícios mais funcionais, como flexão, barra, paralela e agachamento, e gera um trabalho muito maior a membros superiores do corpo que aquelas séries feitas com máquinas em academias.
De modo geral, a modificação do treino deve acontecer a cada quatro ou seis semanas, porém deve-se considerar sua frequência na academia e o planejamento desenvolvido pelo instrutor. Na maioria das academias, o treino é trocado de três em três meses, o que nem sempre é o mais adequado.
Geralmente, conseguir fazer 6 barras é um equivalente a 80% de sua força máxima. Ou seja, se a pessoa pesar 70 quilos, seu 80% são 70 kg e sua força máxima deveria ser 87 quilos (100%). Se consegue fazer 4 barras este valor fica entre 85 a 90%, o que significa que sua força máxima deveria ser de 82 kg.
Suponhamos que você consegue fazer 6 (seis) barras consecutivas, de maneira correta; então a cada minuto você fará 2 (duas) repetições na barra fixa. Esse treino dura apenas 10 (dez) minutos e, seguindo o exemplo acima, você fará 11 (onze) séries de 2 (duas) repetições (aproximadamente 33% da carga máxima).
O treino para barra fixa exige força e resistência muscular. Por isso, antes de se em pendurar na barra, é preciso fortalecer a musculatura. Nessa execução trabalhamos os músculos da parte dorsal, porém, há vários outros que auxiliam o movimento, como: trapézio, peitoral, bíceps braquial, braquioradial e rombóides.
Não são somente as costas que são beneficiadas com os exercícios de barra fixa tais como: o torso, trapézio, músculos das omoplatas e músculos do braço. Quando realizados de forma correta, também ajudam a fortalecer os músculos do abdômen e do peito.
Benefícios do exercício barra fixa Barra fixa é um dos melhores construtores de massa muscular e força para as costas e músculos sinergistas (que ajudam na execução do exercício). Alguns treinadores chegam a considerar a barra fixa como o “agachamento” para a parte superior do corpo.
Consiste em fazer 5 flexões de braço em barra fixa, 5 flexões de braço no solo e 5 agachamentos. Deve-se repetir a sequência quantas vezes conseguir em 20 minutos. Ao final, em menos de meia hora foram embora 261 calorias. Ou cerca de 14 calorias por minuto.
Nesse caso, para maximizar os estímulos para as costas, que geralmente é o principal objetivo para alguém fazer barra-fixa, é melhor optar pela pegada pronada (ao menos até que a fraqueza seja solucionada).
Pegada neutra (ou "martelo") Os punhos ficam na vertical com os polegares para cima --uma palma da mão fica voltada para a outra --, distribuindo a força entre os músculos dos dois lados.
Já a barra fixa com pegada pronada, é feita como se você estivesse trazendo a barra para baixo. Desse modo, suas mãos vão se posicionadas do lado de dentro da barra e sua palma da mão, ficará virada para o lado de fora. Então, em sua execução, o músculo que pode ser mais atingido é o músculo dorsal.