Quais são os tipos de ativos financeiros? Entenda!
§ 1º No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos: a) ativo circulante; b) ativo realizável a longo prazo; c) ativo permanente, dividido em investimentos, ativo imobilizado e ativo diferido.
Passivo são todas as obrigações financeiras de uma empresa. Ou seja, suas despesas e dívidas, independentemente dos prazos que têm para serem quitadas ou suas recorrências....O que são contas a pagar?
O Balanço Patrimonial é composto por três grandes grupos: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido (PL).
Sabemos que para determinar o passivo total temos que fazer o seguinte cálculo:
O passivo exigível é a conta que abrange as dívidas com terceiros que deverão ser quitadas dentro de um determinado período. Ele é facilmente encontrado no balanço patrimonial da empresa, com valor atualizado até a data de fechamento do negócio.
Vimos aqui que quando o Ativo Total é menor que o Passivo Não Circulante (Exigível a longo prazo), então o Ativo Total é menor que o Passivo Total, portanto temos uma Situação Líquida Negativa. ... Vimos aqui que quando o Ativo Total é maior que o Passivo Total, então temos uma Situação Líquida Positiva.
Quando o valor dos ativos é maior que os passivos, você tem uma situação patrimonial líquida positiva. Isso indica uma situação de normalidade para a empresa, já que os bens e direitos superam as obrigações. O mesmo acontece quando o valor dos ativos é igual ao do patrimônio líquido.
Ativos e passivos circulantes podem ser entendidos como o dinheiro que entra e sai diariamente da empresa. São direitos e obrigações a curto prazo. Ativo não circulante são todos os bens e direitos que a empresa não conseguirá converter em dinheiro no curto prazo, considerando normalmente um ano.
Quando o valor do ativo circulante supera o do passivo circulante, significa que a empresa possui um capital de giro positivo.
Assim, a regra geral para analisá-los é a seguinte: índice de liquidez maior que 1: situação favorável; índice de liquidez igual a 1: ativo e passivo se equiparam, situação de equilíbrio; índice de liquidez menor que 1: endividamento, pois a empresa não consegue quitar suas dívidas de imediato.