O Planalto da Borborema estende-se por vários estados do nordeste do Brasil e está presente no centro-sul do estado do Rio Grande do Norte. Ele é uma unidade da paisagem que influencia no regime climático, na dispersão da drenagem, no tipo de vegetação associada ao semiárido e condiciona o uso e a ocupação da terra.
A principal influência do Planalto da Borborema no clima de grande parte da região Nordeste é que, devido a este relevo, não chove no sertão. O Planalto da Borborema (ou chapada Pernambucana) está na região de serras do Nordeste e pode ser encontrado nos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Essa chuva acontece no principalmente por causa do encontro de massas de ar úmidas do oceano Atlântico que sobem até o Nordeste. Ocorre um encontro entre essas massas úmidas e a massa de ar seca do continente, o que provoca as chamadas chuvas frontais.
Outro fator que provoca a seca do Nordeste é a pouca força que algumas massas de ar úmido possuem. As massas de ar do Oceano Atlântico atingem, em geral, apenas o litoral nordestino, onde ocorre a maioria das chuvas (e onde é registrada a presença da Mata Atlântica).
O clima seco no Sertão nordestino se deve à características do relevo e também aos deslocamentos das massas de ar. ... Por essa razão temos no Nordeste, a ocorrência de bastante chuva no litoral, no entanto essa massa de ar umida não chega ao Sertão onde predomina o clima seco.
O que poderia ser feito para diminuir os efeitos da seca no sertão do Nordeste. - Construções de cisternas, açudes e barragens; - Investimentos em infra-estrutura na região; - Distribuição de água através de carros-pipa em épocas de estiagem (situações de emergência);
Resposta. Poderia levar caminhões pipas, para tentar amenizar o sofrimento.
É sabido que a escassez de água no semi-árido nordestino é um problema que exige uma resposta prioritária. Sua causa está baixa pluviosidade e irregularidade das chuvas da região e uma estrutura geológica que não permite acumular satisfatoriamente água no subsolo, o que interfere, até mesmo, no regime dos rios.
Não obstante, essa região do país vem sofrendo inúmeras dificuldades e prejuízos oriundos da seca, dentre as quais destacamos:
A seca é um fenômeno ecológico que se manifesta na redução da produção agropecuária, provoca uma crise social e se transforma em um problema político. As conseqüências mais evidentes das grandes secas são a fome, a desnutrição, a miséria e a migração para os centros urbanos (êxodo rural).
Os efeitos da seca no Nordeste e a negligência política produziram várias reações por parte da população. Alguns exemplos são o messianismo de Antônio Conselheiro, na Bahia, e a consequente Guerra de Canudos dele derivada, bem como o cangaço e o aparecimento de figuras como o Lampião. espero ter ajudado!!!!
Fome e miséria: as principais consequências da seca Com a falta de água, torna-se difícil o desenvolvimento da agricultura e a criação de animais. Desta forma, a seca provoca a falta de recursos econômicos, gerando fome e miséria no sertão nordestino.
Um dos maiores problemas que a região Nordeste do Brasil teve que enfrentar desde as épocas mais remotas foi a seca. Os longos períodos de seca que assolaram a região nordestina brasileira provocaram a ruína de várias culturas agrícolas e criações de animais, bem como ceifaram a vida de milhares de pessoas.
Quando se faz usos extremados da água para quaisquer atividades produtivas, por exemplo, se corre o risco de agravar o problema das secas.
Resposta: Explicação: Ação humana contribuiu para seca sem precedentes na Amazónia, diz estudo. . Isso "sugere fortemente" que o desmatamento e a mudança climatica causados pelo homem contribuiram para tornar a seca ainda mais severa.
Resposta
A ação do homem tem acelerado a degradação da natureza. Desmatamentos, poluição de rios, mares e florestas, e o uso indevido da água e de energia são alguns exemplos. Por isso, quando o assunto é sustentabilidade costumamos ouvir aquela frase: faça sua parte e contribua com a preservação do meio ambiente.
Pois bem: “ação humana é comportamento propositado. Também podemos dizer: ação é a vontade posta em funcionamento, transformada em força motriz; é procurar alcançar fins e objetivos” (MISES, 2010, p. 35).
é a razão pelo qual o ser humano faz o que faz. exemplo se ele mata animais, na maioria das vezes é para consumo.
Os seres humanos, desde tempos pré-históricos, atuam no sentido de transformar o meio natural em que vivem. ... Assim, percebemos que existe um vínculo entre natureza e ação humana, ou seja, entre o espaço natural e o espaço geográfico.
Ação antrópica diz respeito a uma ação realizada pelo homem. ... O espaço geográfico é produzido pela relação entre a sociedade e a natureza, portanto, a ação humana tem gerado mudanças no meio ambiente.
A ação humana ocorre quando o homem age pensando em si próprio, já ação política ocorre quando os políticos agem de forma a pensar no bem social. Se a política é um movimento cotidiano que exerce a ordem social, os cidadães são a prova viva de que a democracia existe.
Resposta. Resposta: A filosofia política engloba a multiplicidade de reflexões filosóficas sobre a origem ou a organização da vida em sociedade e as várias implicações que esse convívio impõe aos indivíduos.
A ação humana potencializa a ação da natureza a partir do desmatamento de encostas, ocupação de áreas de risco, impermeabilização do solo, acúmulo de lixo, falta de profissionais qualificados, fiscalização e planejamento urbano.