Em seres humanos, a glicose é encontrada no sangue e obtida através dos alimentos, onde existe na forma de moléculas mais complexas. Os alimentos para serem aproveitados pelas células têm de ser transformados em partículas menores, onde são obtidos os nutrientes, entre eles, a glicose.
As principais fontes de glicose são: frutas, milho doce, xarope de milho, arroz, batata e mandioca.
O fígado é um importante local de armazenagem de glicogênio. O glicogênio é mobilizado e convertido em glicose por gliconeogênese quando a concentração de glicose sanguínea é baixa. A glicose também pode ser produzida de precursores não carboidratos, tais como piruvato, aminoácidos e glicerol, por gliconeogênese.
A regulação da glicemia no organismo depende basicamente de dois hormônios, o glucagon e a insulina. A ação do glucagon é estimular a produção de glicose pelo fígado, e a da insulina é bloquear essa produção, além de aumentar a captação da glicose pelos tecidos periféricos insulino-sensíveis.
Ela é obtida por meio da nossa alimentação, e os níveis que ela apresenta em nosso sangue são chamados de glicemia. Essa concentração de glicose no sangue é regulada pela insulina e pelo glucagon, dois importantes hormônios produzidos no pâncreas.
quem tem diabete tipo 1 pode comer fígado de boi ? Pode comer de tudo um pouco. Uma visita à nutricionista ajuda bastante.
Porque se deve moderar o consumo Contém metais pesados: como cádmio, cobre, chumbo ou mercúrio. Estes metais podem acabar se acumulando no corpo durante toda a vida, resultando em alterações da função renal ou do metabolismo das vitaminas e minerais, podendo provocar vários problemas de saúde.