A turfa é um material de origem vegetal, parcialmente decomposto, encontrado em camadas, geralmente em regiões pantanosas e também sob montanhas (turfa de altitude). É formada principalmente por Sphagnum (esfagno, grupo de musgos) e Hypnum, mas também de juncos, árvores etc.
Turfa Líquida: saiba mais sobre o fertilizante que substitui o esterco animal e a cama de frango. Desde que foi proibida como alimento para os ruminantes, a cama de frango vem sido usada como adubo. Essa prática ajuda no quesito sustentabilidade e reaproveitamento dos resíduos gerados.
Antes de colocar o esterco no vaso, coloque entre 20 e 30 centímetros de terra, a medida ideal para este espaço é utilizar uma parte de esterco para duas de terra, aplicar também meia parte de areia. Não se esqueça de terminar o processo com uma camada de substrato para evitar que moscas sejam atraídas.
A adubação química ou mineral pode ser feita, colocando-se 200 gramas de superfosfato simples e 40 gramas de cloreto de potássio por metro quadrado de canteiro. Também, é importante a sua incorporação no solo. Uma alternativa é, em vez de colocar adubos simples, colocar 250 gramas de adubo químico da fórmula 4-14-8.
Adubo mineral do tipo NPK pode tanto ser misturado à terra (se for um granulado), quando ser diluído em água e borrifado nas folhas (se for um pozinho). Há ainda o adubo do tipo Osmocote, que deve ser colocado superficialmente, assim, fica visível durante as regas: molhe por cima e ele soltará o nutriente aos poucos.
Entre os principais, podemos destacar:
Tipos de fertilizantes
A partir do preço da saca, tenderíamos a escolher, como mais barato entre os fertilizantes minerais, o sulfato de amônio ou o nitrato de cálcio. Entretanto, se calcularmos o preço do kg de N, veremos que a uréia é o fertilizante mineral, fonte de nitrogênio, mais barato, mesmo que ocorram perdas.
São compostos químicos utilizados na agricultura convencional para aumentar a quantidade de nutrientes do solo e, consequentemente, conseguir um ganho de produtividade. Atualmente, são muito utilizados, ainda que paguemos um alto preço por isso.
Em uma cultura anual, por exemplo, aplica-se o fertilizante nitrogenado de forma parcelada, uma primeira aplicação na semeadura e o restante de 20 a 40 dias após a primeira aplicação. O parcelamento deve considerar as necessidades das plantas, mas também as características do solo e o clima.
O Nitrogênio desempenha papel fundamental na planta, sendo diretamente ligado a composição de aminoácidos e proteínas, constituinte de macromoléculas e enzimas. ... Para as culturas com capacidade de realizar a Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) como a soja por exemplo, a maior absorção do elemento se dá na forma de N2.
O nitrogênio (N) é o nutriente responsável para o crescimento das plantas, para a produção de novas células e tecidos. O nitrogênio promove a formação de clorofila, que é um pigmento verde encontrado nas folhas e que captura a energia do sol.