EQST

Onde Localizada A Via Subcutnea?

Onde é localizada a via subcutânea?

tecido adiposo

Qual é a via subcutânea?

Via subcutânea (SC) é uma via de administração de medicamentos por meio da injeção subcutânea. Esta via só pode ser utilizada para fármacos que não irritam o tecido, caso contrário, pode sobrevir dor intensa, necrose e descamação.

Qual a finalidade da via subcutânea?

A medicação é introduzida na região subcutânea, ou seja, no tecido subcutâneo ou hipoderme e possui uma absorção lenta, através dos capilares, de forma contínua e segura. É utilizada para administração de vacinas, como por exemplo, a antirrábica e antissarampo, anticoagulantes como heparina e também para insulina.

O que quer dizer via subcutânea?

O tecido subcutâneo, igualmente conhecido como os hypodermis ou a fáscia superficial, é a camada de tecido que é a base da pele. Os termos originam de subcutâneo no latim e hypoderm no grego, ambo significa “abaixo da pele,” porque é a camada a mais profunda essa descansa apenas acima da fáscia profunda.

Qual a diferença de injeção intramuscular e subcutânea?

Subcutânea – S.C.: São aplicadas na hipoderme, no tecido subcutâneo. Os locais para injeção S.C incluem as regiões superiores externas (braços), o abdômen, a região anterior das coxas e a região superior do dorso. Intramuscular – I.M.: Administração direta do injetável na massa muscular.

Qual a diferença entre via intramuscular e intravenosa?

A administração por injeção (administração parenteral) inclui as seguintes vias: Subcutânea (sob a pele) Intramuscular (no músculo) Intravenosa (na veia)

O que é ação tópica?

Tópica: efeito local; a substância é aplicada diretamente onde se deseja a sua ação (o fármaco é exposto sobre a pele). Enteral: efeito sistêmico (não-local); recebe-se a substância via trato digestivo.

O que é uma ação sistêmica?

Ação sistêmica - Diz-se que um medicamento tem ação sistêmica, quando seu princípio ativo, precisa primeiro ser absorvido (entrar na corrente sanguínea) para, só depois ,chegar no local de ação.

Quais as vantagens da via tópica?

A via tópica apresenta como principal vantagem evitar o efeito de primeira passagem e melhorar a adesão do doente à terapêutica, no entanto, pode levar à ocorrência de irritações ou alergias na pele e também não permite a administração de fármacos de grandes dimensões.

O que é um efeito sistémico?

O efeito sistêmico é o efeito que tem ação no corpo todo, por exemplo um medicamento que é relaxante muscular tem efeito sobre o corpo todo, pois atua em toda musculatura corporal, causando sensação de alivio no músculo.

O que é medicação sistêmica?

Tratamentos sistémicos são aqueles que são administrados por via oral na forma de comprimidos ou xaropes, ou aqueles que são injetados sob a pele (por via subcutânea), no músculo (por via intramuscular) ou nas veias (por via intravenosa). Estes tratamentos são indicados para o controle da psoríase moderada e intensa.

Qual a diferença entre ação local e ação sistêmica?

- Ação Sistêmica: para aqueles que atingem a circulação; - Ação Remota: nos casos em que a ação do medicamento em um alvo interfere no funcionamento de outro; - Ação Local/geral: quando a droga produz efeito no ponto de aplicação, sendo absorvida posteriormente para ter ação sistêmica.

O que é uma ação remota?

Serão feitas dez perguntas, sorteadas no momento da entrevista pelo/a jornalista responsável, tendo o candidato até três minutos, improrrogáveis, para responder a cada uma delas. ...

Como os medicamentos podem ser classificados quanto ao modo de ação?

Os medicamentos podem ser de: Ação local: apresentam ação diretamente sobre o local de aplicação. Ex: pomada, aplicada sobre a pele, como Neomicina + Bacitracina®, Furacin®, Bepantol®, Dermoderme®. Ação sistêmica: o medicamento precisa entrar na corrente sanguínea para atingir seu local ou sítio de ação.

O que é absorção sistêmica?

Em caso de absorção sistêmica (quando uma quantidade for aplicada em uma área muito extensa por um período prolongado), o metabolismo e a eliminação podem ser retardados, por conseguinte, aumentando o risco de toxicidade sistêmica.