Significado de Épura substantivo feminino Desenho, segundo uma escala dada, que representa em um ou vários planos as projeções de diversas partes de uma figura de três dimensões.
2. ÉPURA • Pode-se rebater o plano (π) sobre o plano (π'), girando de 90° o plano (π) em torno da linha de terra, no sentido horário, fazendo com que os dois planos de projeção fiquem em coincidência, obtendo-se o que se chama de épura.
Após o rebatimento obtemos a representação da figura no plano por suas projeções. Esta representação é denominada épura. Podemos notar que na épura, as duas projeções de um ponto pertencem à uma mesma reta perpendicular à L.T. esta reta é denominada linha de chamada.
➢ Plano de projeção É a superfície onde se projeta o modelo. A tela de cinema é um bom exemplo de plano de projeção. Em desenho técnico usamos dois planos básicos para representar as projeções de modelos: um plano vertical e um plano horizontal que se cortam perpendicularmente.
A projeção ortográfica de um segmento paralelo paralelo paralelo a um plano de projeção é sempre um segmento que tem a mesma medida do segmento tomado como modelo. Neste caso, a projeção ortográfica representa o modelo em verdadeira grandeza verdadeira grandeza verdadeira grandeza, ou seja, sem deformação.
Quando a figura plana é paralela ao plano, sua projeção ortográfica é representada em verdadeira grandeza. Quando a figura plana é oblíqua ao plano de projeção, sua projeção ortográfica não é representada em verdadeira grandeza. Quando a projeção ortográfica da figura plana é representada por uma reta.
projeção ortográfica que permite simplificar a representação e a interpretação de desenhos desse tipo de peças. É a projeção ortográfica com VISTAS AUXILIARES. projeção paralelo à face oblíqua chamado plano de projeção auxiliar.
A projeção feita no plano auxiliar é chamada de vista auxiliar. As vistas auxiliares são empregadas para mostrar as formas verdadeiras das superfícies inclinadas contidas nos objetos representados.
Na vista superior e na vista auxiliar aparece a linha de ruptura linha de ruptura linha de ruptura. Esta linha é utilizada, para indicar que a parte deformada não precisou ser representada nessas vistas.
Resposta. Resposta: projeção ortográfica que permite simplificar a representação e a interpretação de desenhos. plano de projeção auxiliar.
Distâncias, ângulos e áreas podem ter as suas verdadeiras grandezas obtidas caso as entidades estejam paralelas a um plano de projeção. Processos como rotação e mudança de plano de projeção (ou dupla mudança) permitem determinar a verdadeira grandeza.
2.
Mudança de planos é um dos métodos descritivos da Geometria Descritiva. Quando um objeto possui uma face inclinada em relação aos planos principais de projeção, esta face não aparece em verdadeira grandeza. Para obter a verdadeira grandeza desta face, é preciso projetá-la em um plano auxiliar que lhe seja paralelo.
Define-se como uma reta de perfil, toda reta obliqua a ambos os planos de projeções numa posição particular: Perpendicular a Linha de Terra (ππ'). Em Épura, possui ambas as projeções perpendiculares a Linha de Terra (ππ') num mesmo ponto desta.
A Geometria Descritiva surgiu no século XVIII. ... Embora a Geometria Descritiva tenha surgido no século XVIII, já desde 300 anos antes de Cristo, Euclides elaborou um tratado de geometria " Elementos" que era composto por 13 livros, uma obra completa apresentada com base num raciocínio dedutivo.
Gaspard Monge
A Geometria Descritiva, por sua vez, é o ramo da Matemática Aplicada que tem como objetivo o estudo de objetos tridimensionais mediante projeções desses sólidos em planos.
No século XVIII, por intermédio dos trabalhos do matemático francês Gaspard Monge, surgiu a geometria descritiva. O sistema criado por ele foi publicado em 1795, com o título “Geometrie Descriptive”, e é a base da linguagem utilizada pelo Desenho Técnico.