Em ginecologia, o termo massa anexial (MA) refere-se a alguma estrutura conectada ao útero, ou seja, os ovários, as tubas uterinas, os ligamentos redondos e os resquícios embrionários dos ductos de Wolf.
As massas ovarianas benignas são cistos funcionais e tumores; a maioria é assintomática. O tratamento varia de acordo com o status reprodutivo da paciente.
Olá. O cisto anexial é um cisto no ovário. A sua avaliação clínica através da história clínica, suas queixas, exame físico é fundamental para o diagnóstico e tratamento corretos.
≥ 1 M sem presença de B: a massa deve ser classificada como maligna. ≥ 1 B sem presença de M: a massa deve ser classificada como benigna. Presença de M e B: a massa não pode ser classificada. Ausência de M e B: a massa não pode ser classificada.
Agora podemos explicar: "Ausência de massas ou coleções, intra ou extra-axiais" significa que não há coágulos (massas) ou líquido (coleções) dentro (intra-axial) ou fora (extra-axial) do cérebro.
Significa a presença de líquido dentro da cavidade abdominal, que por gravidade se concentrará na pelve, principalmente quando você realizar a ultrassonografia transvaginal. Pode signifcar alguma doença ou apenas sangue da menstruação que eventualmente segue o camiho das trompas e cai na cavidade.
O exame que indica algum tipo de líquido no saco de Douglas normalmente é o ultrassom transvaginal, que também pode indicar “saco de Douglas livre”, o que significa que não há nada nele e que você não precisa se preocupar.
A escavação retouterina, bolsa de Douglas, saco de Douglas ou ainda espaço de Douglas é uma extensão da cavidade peritoneal localizada posteriormente ao útero. Separa a parte supravaginal do colo do útero e o corpo do útero do colo sigmoide e do reto.
Hematometria é um quadro clínico caracterizado pela retenção de sangue dentro do útero. Geralmente acompanhada por sintomas como dor na parte inferior do abdômen, que pode irradiar para as costas, inchaço na região do baixo ventre e sangramento menstrual anormal.
O útero na posição invertida não causa infertilidade e não dificulta a fecundação e nem a continuidade da gravidez. No entanto, durante a gravidez o útero invertido pode causar incontinência, dores nas costas e para urinar ou evacuar, mas, não é comum que cause complicações na gestação e nem no parto.
Útero com textura miometrial heterogênea é um miométrio (musculatura uterina) que não é uniforme em toda a sua extensão, o que pode sugerir a presença de mioma ou adenomiose.
O parênquima hepático normal apresenta, à ultrassonografia, ecotextura homogênea e ecogenicidade intermediária, sendo geralmente iso ou hiperecogênico em relação ao córtex renal e hipoecogênico em relação ao tecido esplênico.
Adenomiose é uma patologia uterina caracterizada pela presença de glândulas e estroma endometrial (o revestimento interno do útero) dentro do miométrio (a camada muscular grossa do útero), podendo levar ou não à hipertrofia das fibras musculares uterinas, com aumento do volume do órgão, nunca, porém, tão acentuado como ...