Uma narrativa imaginária ou fictícia é o relato de acontecimentos/fatos não reais.
Ambos os textos são narrativas, mas com uma diferença: o primeiro é uma narrativa não ficcional, porque traz uma história vivida e relatada por uma pessoa. O segundo é uma narrativa ficcional, em que um autor cria no mundo da imaginação, uma história narrada por um narrador e vivida por seus personagens.
A sequência narrativa é o modo como os fatos narrados em uma determinada história são encadeados. É muito simples percebermos a sequência narrativa em enredos simples, que seguem uma ordem cronológica dos fatos, já que a história se desenrolará até seu clímax e desfecho.
A narração consiste em arranjar uma sequência de fatos na qual os personagens se movimentam num determinado espaço à medida que o tempo passa. O texto narrativo é baseado na ação que envolve personagens, tempo, espaço e conflito. Seus elementos são: narrador, enredo, personagens, espaço e tempo.
Os elementos, na forma de narrar, que sugerem um final sem grandes dramas são: > O tom humorístico do texto e o fato de a menina ficar o tempo todo provocando e irritando as pessoas. Além do fato de a história se passar num ambiente familiar, o que indica que no fim tudo vai ficar bem.
Conheça os principais tipos neste texto....Conheça cada um dos tipos de personagens
Importância e função das personagens na narrativa
Portanto, toda história tem um enredo (Plot). E esse enredo é sobre um personagem principal, que tem um objetivo, algo crucial para o seu bem-estar. A maior parte do enredo se dá nos conflitos com a oposição, uma série de batalhas para a conquista do objetivo.
Principais elementos da narrativa Espaço: trata-se do local onde se passa a narrativa. As ações podem se desenrolar em um espaço físico, em um espaço social ou em um espaço psicológico. Tempo: o tempo se refere à duração das ações da narrativa e desenrolar dos fatos na história.