Você pergunta: Quando li no livro de João a respeito de um anjo que agitava as águas do tanque de Betesda, fui perguntar ao meu pastor mais detalhes sobre esse acontecimento. Ele me disse que isso pode não ser verdade, que esse anjo que agitava as águas era apenas uma crendice popular. Mas fiquei pensando: como a Bíblia poderia citar algo que é mentira? Isso me confundiu muito. Pode me ajudar a entender melhor essa passagem?
O fato relevante aqui é entendermos que o contexto nos mostra dois tipos distintos de multidão que buscam alguma benção de Deus. A multidão do Tanque de Betesda (a turba que gosta de anjos), e a multidão que seguia a Jesus! Aquela multidão que rodeava o Tanque é símbolo das inúmeras pessoas que esperam receber algo de um ritualismo religioso ou místico! O Tanque de Betesda é símbolo do formalismo e misticismo religioso, onde jazem milhões e milhões de pessoas ao redor de um símbolo, aguardando que um dia aconteça alguma coisa que os tire desta situação! Este grupo é levado pela superstição e pelo ritualismo. Ao contrário destes, o grupo que segue a Jesus, é dinâmico, cheio de satisfação e alegria por ver as maravilhas de Deus através do Senhor! Jesus tem que ser o centro e nunca às suas criaturas.
Casado, bacharel em teologia (Livre), evangelista da igreja Assembleia de Deus em Campina Grande-PB, administrador da página EBD Inteligente no Facebook e autor de quatro livros.
Irmaos,não ha discursao neste caso,a bíblia nos fala que um anjo descia sendo crença dos judeus ou não ,devemos pregar confor me esta escrito . E melhor falar daquilo que temos certeza.
Interessante. Se ele era paralítico porque ele disse quando eu vou vai outro antes de mim. O título do texto diz que era paralítico mas o texto diz emfermo. Paralítico é a mesma coisa que emfermo ou tou diz aprendendo a ler.
Conheça os Incríveis Materiais de Apoio para Pregadores e Ensinadores ~ Clique Aqui
Leia também: O que significa anjo, arcanjo, querubim e serafim?
Betzata, segundo o historiador Flávio Josefo, era o nome do bairro norte de Jerusalém. Em aramaico, Betzada significa algo como “casa da oliveira”. Alguns comentaristas sugerem que, de fato, o nome do lugar seria Betzata; porém, popularmente, o tanque era conhecido como Betesda, talvez em referência à tradição acerca das curas que envolvia o local.
O nome Betesda é a transliteração de Bethesda, que é a forma grega do termo aramaico bet hasda’, que significa “casa de misericórdia”. Entretanto, variantes textuais lançam certa dificuldade na exata determinação do termo que dá nome ao tanque.
Se milagres aconteciam ou não no Tanque de Betesda isso não é importante para nós. O que importa é que o amor de Jesus alcançou aquele homem. Não pelas águas do Tanque de Betesda, mas por Jesus, aquele homem ficou livre de um sofrimento que já durava 38 anos.
A passagem de Jesus pelo tanque de Betesda aconteceu num sábado, o dia sagrado dos judeus, porque ele tinha um propósito: mostrar que a religião se preocupa, prioritariamente, com a sua estabilidade. Os religiosos sobrevivem da ilusão e não têm escrúpulos de gerar falsas expectativas em pessoas fragilizadas.
Mas curiosamente a enfermidade daquele homem também não aparece de forma explicita e clara no texto bíblico. Contudo, é amplamente aceito que ele era um paralítico, pois Jesus ordenou a ele que se levantasse, tomasse seu leito e andasse. Outro ponto que parece indicar a condição de paralítico daquele homem era a sua dependência de alguém que o colocasse nas águas do tanque. Embora fosse inválido já há 38 anos, isso não significa que o homem estivera no Tanque de Betesda por todo esse tempo.
Claro, a opinião do Dr. Paroschi apenas representa uma grande parte dos estudiosos cristãos, todavia, admitimos, ela não é unânime. Há também alguns exegetas defendendo a autenticidade desta passagem, como citados pelo erudito pentecostal Gordon Fee, em seu artigo On the Inauthenticity of John 5:3b-4 [2]. Para o próprio Fee, porém, assim como para Paroschi, há razões suficientes para “rejeitar a passagem como espúria”.
Hermenêutica e irrelevante ? Querido irmão acho que o irmão está um pouco equivocado quanto a isso. Nossa biblia foi sim expirada por Deus , mas uma pergunta , o irmão sabe quantos anos ela ficou em poder da igreja Romana ? Estude isso amigo depois me responda .
eu entendo segundo o português escrito na biblia , que nem um anjo agitava aquelas aguas , e que nimguem foi curado , ali ,,pq se alguem fosse curado ,ali nao precisava jesus curar nimguem,
Não há nada de fábula no relato de João 5. Aquele homem que o Senhor curou esperou 38 anos pela cura. Jesus não iria ali se não houvesse um fato sobrenatural, pois diminuiria Sua importância, e seria um anticlímax, algo estranho às ações de Deus.
Acontece q o autor do Evangelho, não esboça ou exprime duvida ao afirmar que o anjo descia. O Espírito Santo que o inspirou NÃO se engana. O fato do autor não mencionar uma data não significa que ela não existia. Jesus não corrigiu ou desmentiu ao paraplégico, coisa q ele faria se fosse uma prática pagã.
O tanque de Betesda (em Língua hebraica: בית חסדא) é um local referido na Bíblia, mencionado somente no Novo Testamento. ... Talvez essa condição possa explicar o porquê da designação Betesda, "casa de misericórdia".
O Apóstolo João queria trazer o ensinamento de que a Torá, a Lei de Deus, falava de Jesus Cristo. Por meio dos escritos de Moisés, os Judeus estariam aptos a reconhecer quem era Jesus Cristo, se eles realmente obedecessem a Lei, registrada nos cinco livros, as cinco entradas para a graça de Deus.
A FESTA DESCONHECIDA “Depois disto havia uma festa entre os judeus” – A cura do Paralítico do tanque de Betesda ocorreu, provavelmente durante a festa conhecida como Shavuot, ou Festa das Semanas, que é celebrada cinquenta dias após a Páscoa.
João 5: 1 . Houve uma festa dos judeus: – Esta, com toda a probabilidade, foi a festa da páscoa, chamada festa, por meio de eminência; e, portanto, poderia ser traduzido, era a festa dos judeus.
Significado de Alpendre substantivo masculino Pequeno telhado saliente acima de uma porta, de uma janela, para abrigar do sol, da chuva, ou para servir de ornato; telheiro.
No antigo calendário israelita estão relacionadas três festas (Ex : a primeira é a Páscoa, celebrada junto à dos Ázimos ou Asmos; a segunda é a Festa das Colheitas ou Semanas que, a partir do domínio Grego, recebeu o nome de Pentecostes; finalmente, a festa dos Tabernáculos ou Cabanas.
7 festas judaicas anuais Além de ser o ano novo, o Roch Hashaná também é o dia do julgamento ou o aniversário da terra.
Destes, os dois mais importantes são o Natal, que comemora o nascimento de Jesus, e a Páscoa, que marca a sua ressurreição.
De origem judaica, a comemoração era realizada como agradecimento a Deus, pelo suprimento das necessidades do povo. Era nessa festa que o povo eleito do Senhor, realizava as entregas das primícias ou primeiros frutos a Deus (Êxodo 23:16), e por isso, também ficou conhecida como Festa das Primícias ou do Tabernáculo.
“Parabéns” é uma palavra que nasceu singular, “parabém”, no início do século XVII, pela junção da preposição “para” – que entre outros sentidos tem o de indicar propósito, intuito ou direção – com o substantivo “bem”. É um vocábulo que expressa, como se sabe, felicitações, votos para o bem.
“É pique, é pique” era uma saudação ao estudante Ubirajara Martins. O cara era conhecido pelo apelido de Pic-pic porque usava uma tesourinha para aparar a barba e o bigode pontiagudo. “É hora, é hora” era outro bordão dos estudantes usado nos bares próximos à faculdade.
O correto é pique. Quem canta "é big é big é big" são as mesmas pessoas que falam "menas", "de menor", "pra mim fazer", "subaco", "probrema"....
Origem do Parabéns a Você Tudo começou com as irmãs Mildred Jane Hill e Patty Smith Hill, que nasceram na cidade de Louisville, no estado de Kentucky, leste dos Estados Unidos.
O Natal é a festa maior do cristianismo, mas nem todos os cristão o celebram. As Testemunhas de Jeová, por exemplo, não acreditam que Jesus Cristo tenha nascido a 25 de Dezembro e dizem que a própria Bíblia dá essa pista.
O sangue total do doador passa por um aparelho que separa o hemocomponente desejado e faz com que o sangue retorne ao seu corpo. Dessa forma, a pessoa pode doar muito mais hemocomponentes do que em apenas uma doação de sangue total. Na doação de plaquetas é comum utilizar esse procedimento.