Uma matriz de habilidades é uma ferramenta para mapear habilidades necessárias e desejadas para uma equipe ou projeto. É uma grade que visualiza as habilidades e competências necessárias e disponíveis em uma equipe.
De maneira resumida, a matriz de treinamento permite que o gestor relacione os treinamentos e as funções do colaboradores de maneira exemplificada e fácil de ser visualizada. Assim, ele tem uma visão instantânea das habilidades de cada funcionário do seu time.
Os treinamentos permitem que o trabalho seja feito com mais qualidade, melhorando o retorno para a empresa e o feedback positivo para o funcionário. Com isso, há um aumento na motivação dos colaboradores, que obtêm consequências prazerosas na execução do trabalho.
Juntando os dois termos, compreendemos então que a Matriz de competências é uma fermenta que ajuda a organizar todas as competências necessárias para desempenhar uma função, assim você pode avaliar quais conhecimentos, habilidades e atitudes são necessárias para uma pessoa preencher uma vaga disponível na sua empresa.
A matriz de polivalência é uma ferramenta visual de gestão da polivalência que permite determinar a habilitação de cada operador para cada operação ou processo.
Para que serve uma matriz? Um sistema matricial é utilizado em sua forma mais comum para a resolução de sistemas lineares de “n” equações e “n” incógnitas. Esses sistemas lineares são muito utilizados nas áreas de física, engenharia e econômicas.
Tipos de Matrizes
Uma matriz recebe certo tipo de nome dependendo da quantidade de elementos em suas linhas e colunas ou apenas por características específicas. Recebe o nome de Matriz nula toda matriz que independentemente do número de linhas e colunas todos os seus elementos são iguais a zero.
Para encontrar a matriz transposta, basta trocar a posição das linhas e colunas da matriz A. O que for a primeira linha da matriz A será a primeira coluna da matriz transposta At, a segunda linha da matriz A será a segunda coluna da matriz At, e assim sucessivamente.
É obtida por meio da troca de elementos da linha pela coluna Define-se como matriz transposta uma matriz qualquer resultante da troca ordenada das linhas pelas colunas de uma matriz chamada de original.
12.