Para começar, selecione o botão Iniciar e selecione Calculadora na lista de aplicativos. Selecione o botão Abrir Navegação para alternar entre os modos.
Em sua calculadora, após apagar toda a memória (tecla f, depois CLX), você vai digitar:
A taxa de desconto (d) é de 3,80% a.m.. Obs.: Para a realização deste cálculo, a taxa (d), tem de ser apresentada na forma decimal, bastando dividir a taxa expressa por 100. Dessa forma, sabemos que o valor descontado (D) pelo Banco será de R$1.
Período é como também é chamado total de tempo de uma aplicação ou empréstimo. E, na capitalização simples, ou juros simples, multiplicamos a taxa de juros pelo tempo, para a partir daí calcularmos o montante.
Tempo (t): é o tempo em que o capital ficará aplicado. É importante que a taxa de juros (i) e o tempo (t) estejam sempre na mesma unidade de medida. Montante (M): é o valor final da transação. O montante é calculado pela soma do capital com os juros — M = C + J.
É possível calcular juros simples também no Excel ou no Google Planilhas assim: =(valor do empréstimo)*(taxa de juros)*(tempo)....J = C * i * t
Vamos comparar um capital de R$2.
Como converter taxa anual para mensal A fórmula é a seguinte: Em que iM é a taxa mensal, e iA, a taxa anual. Portanto, imaginando, por exemplo, uma taxa anual de 20%, a equação resolvida ficaria assim: Descobrimos, então, que a conversão da taxa anual de 20% para mensal nos entrega uma taxa mensal de 1,5%.
Taxa de juros: saiba como calcular, de forma simples e rápida