Trata-se de uma atividade em que os alunos estudam um determinado texto juntos, com a mediação do professor. O objetivo não é gerar um produto específico, como responder questões que aferem o conhecimento dos alunos sobre um tema.
A leitura em sala de aula deve ser colaborativa, ou seja, aquela em que, de acordo com os PCNs de Língua Portuguesa (1996) seja “uma atividade em que o professor lê um texto com a classe e, durante a leitura, [questione] os alunos sobre as pistas linguísticas que possibilitam a atribuição de determinados sentidos”.
Escrita (compartilhada e autônoma) O documento propõe construir o domínio progressivo da habilidade de produzir textos em diferentes gêneros, sempre tendo em vista a interatividade e a autoria.
Então, confira 4 estratégias eficientes para você trabalhar a compreensão da leitura na sala de aula!
Pode-se dizer que entre os objetivos da Leitura técnica está identificação e itens como exceto: a) tema.
Um passo a ser dado na formação de leitores, é viabilizar desde as series iniciais o acesso à cultura, ao conhecimento, à informação em espaços diversos como, canto de leitura, bibliotecas física ou virtual, permitindo a criança que seu instinto curioso aja e reaja na sua formação.