Abiu é fruto de origem amazônica, rico em vitaminas A, B e C Ele pode ser consumido “in natura” ou no preparo de geleias.
Já o abiu é uma fruta nativa da Amazônia, muito popular entre os consumidores locais. De tamanho pequeno, casca de cor amarelada, mas a polpa é de cor branca. O sabor traz semelhanças com o da jaca. Meio quilo do fruto está sendo vendido por R$ 5.
Fruto da Amazônia é muito usado na medicina popular Mas não é só aí que está a eficácia desse fruto: além de também ter seu consumo recomendado em casos de malária, infecção no ouvido e problemas respiratórios, sua casca é usada para aliviar a febre e tratar inflamações.
As florações da fruteira variam de acordo com a região do plantio, sendo três na Amazônia Central, por exemplo, com picos entre março e setembro e produção de frutos em abril, junho e outubro. Na Amazônia Oriental brasileira, a frutificação concentra-se nos primeiros meses do ano.
A fruta Abiu é chamada por vários outros nomes em diferentes regiões. É chamado de temare na Venezuela; caimito na Colômbia; luma ou cauje no Equador; abieiro ou caimito no Brasil; sapote amarelo ou maçã amarela em Trinidad.
Conhecido por sua polpa gelatinosa, transparente, esbranquiçada e seu sabor doce, o abiu pode ser ingerido in natura ou em forma de geleias, sucos, sorvetes ou saladas de frutas.
Amarelo, de casca lisa e sabor adocicado, é versátil e pode ser consumido tanto em sua forma natural quanto ser usado como ingrediente principal de sucos e doces, como geleias e sorvetes.
Abiu - Como se come? Entre a casca e a polpa, há um látex o qual não recomenda-se morder o fruto. É aconselhável cortar o fruto e comer a polpa com uma colher. Caso esse látex venha colar em seus lábios, passe um pouco de manteiga que sairá facilmente.
Descasque os frutos e retire as sementes. Coloque os frutos, a água, o açúcar e o leite no liquidificador e bata por 3 minutos. Coloque numa jarra e sirva com gelo.
Atacadistas
7 alimentos fontes de vitamina C que você deve comer com frequência