CÉLULA UNITÁRIA: agrupamento de átomos formando uma unidade básica representativa de uma determinada estrutura cristalina específica seja em geometria como simetria. O conceito de célula unitária é usado para representar a simetria de uma determinada estrutura cristalina.
Um retículo cristalino é um padrão infinito de pontos, em que cada ponto tem as mesmas vizinhanças e a mesma orientação. Há apenas cinco retículos bidimensionais (planos) e 14 retículos tridimensionais (Bravais).
A célula unitária é escolhida para representar a simetria de cada estrutura cristalina. metais: Cúbica de corpo centrado, cúbica de face centrada e hexagonal compacta. coordenação é 8. representa a fração do volume de cada célula unitária que é ocupada pelos átomos.
A distância entre dois átomos da cela unitária que fornece a repetição (ou periodicidade) é chamada parâmetro de rede. Em estruturas simples, particularmente aquelas com apenas um átomo por ponto da rede, nós podemos calcular a relação entre o tamanho aparente de cada átomo e o tamanho da cela unitária.
(CFC). Neste arranjo atômico existe um átomo em cada vértice de um cubo. Um parâmetro de grande importåncia no estudo das estruturas cristalinas é o parâmetro de rede (a). No caso da estrutura CS, o parâmetro de rede é dado pelo tamanho da aresta deste cubo, ou seja, a=2R, onde R é o raio atômico.
Em cristalografia, o fator de empacotamento atômico (ou FEA) é um índice que varia de 0 a 1 e representa a fração do volume de uma célula unitária que corresponde a esferas sólidas, assumindo o modelo da esfera atômica rígida.
Os parâmetros cristalinos de determinado material não são constantes, variando em função da temperatura, pressão, etc., sendo por este motivo preferível falar-se de "parâmetros de rede" ou "parâmetros cristalinos" para descrever a estrutura.
As estruturas cristalinas estão presentes em diversos materiais, em que os átomos distribuídos dentro de sua estrutura formam uma rede chamada retículo cristalino. Possuem, portanto, estruturas cristalinas os sais, metais e a maior parte dos minerais.
A importância das estruturas cristalinas em materiais metálicos usados na engenharia se deve ao fato de propriedades como dureza, ductilidade, resistência à tração estarem intimamente ligados ao tipo de estrutura.
a) - No cloreto de sódio (NaCl) a célula unitária é composta por oito átomos centrados nos pontos: A rede espacial do cloreto de sódio é do tipo fcc (face center cubic). A tabela abaixo mostra outros cristais com a mesma estrutura espacial que o NaCl.