As bacias de detenção são aquelas que permanecem secas na maior parte do tempo, recebendo aporte de águas apenas nos dias de chuva. ... As bacias de detenção podem ser aproveitadas para atividades de lazer, através da implantação de quadras esportivas e canchas de skate, por exemplo.
O CICLO DA ÁGUA: O ESCOAMENTO SUPERFICIAL DA ÁGUA Ao atingir a superfície terrestre, parte da água infiltra no solo e também é absorvida pelas plantas, outra parte evapora antes de chegar no solo e a outra parte escoa pela superfície terrestre até chegar nos rios, lagos e oceanos.
Já a presença de depressões acumuladoras de água retarda o escoamento superficial. o traçado e a declividade dos cursos d'água definem a maior ou menor velocidade com que deixa a bacia à água de chuva que, escoando superficialmente, atinge as calhas naturais.
Escorrência superficial ou escoamento superficial é a terminologia usada em hidrologia que define o fluxo de água que ocorre na superfície do solo quando este se encontra saturado de umidade. ... Quando a chuva atinge a superfície terrestre parte da água se infiltra no solo e a quantidade de excedente escoa na superfície.
Significado de Escoamento substantivo masculino Ação ou efeito de escoar (líquidos); escoadura ou escoação. Plano que, geralmente inclinado, pode utilizado para escoar água; superfície inclinada por onde as águas podem escoar.
Retenção superficial: a água fica retida em fendas no solo, onde é filtrada ou então evapora. Detenção superficial: água retida temporariamente na superfície do solo, formando as enxurradas.
As bacias de retenção são aquelas que mantêm uma lâmina de água permanente, funcionando como uma espécie de lago (exemplo a bacia existente no Parque Marinha do Brasil).
A essa transformação e circulação da água dá-se o nome de ciclo da água ou ciclo hidrológico, que se desenvolve através dos processos de evaporação, condensação, precipitação, infiltração e transpiração.
O ciclo da água envolve a evaporação da água de rios, lagos e mares, bem como os processos metabólicos dos seres vivos. ... Essa mudança de estado ocorre graças ao calor do sol que incide sobre a água. O vapor formado vai para a atmosfera e, ao atingir camadas mais superiores, condensa-se.
Resposta. Resposta: Evaporação,evapotranspiração,condensação,precipitação,infiltração. Através da acção da energia solar e respiração e transpiração dos seres vivos, a água regressa novamente a atmosfera,repetindo varias e varias vezes o ciclo.
O ciclo da água, também conhecido como ciclo hidrológico, refere-se ao movimento contínuo que a água faz pelo meio físico e pelos seres vivos do ecossistema, passando através da atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera.
Evaporação , Condensação , Precipitação , Infiltração , Transpiração.
A energia solar funciona como um grande motor para a ocorrência do ciclo da água. É essa energia que provoca a evaporação da água dos rios, lagos e oceanos. O Sol também promove a transpiração das plantas e dos animais. O vapor de água liberado nesses processos fica na atmosfera e sobe para camadas mais altas.
O ciclo da água é o movimento que ela faz na natureza. Este movimento é infinito e circular. Ele ocorre através do processo de evaporação das águas da superfície (rios, lagos, oceanos, etc) do planeta Terra e também pela transpiração dos seres vivos.
A energia do sol é o grande impulsionador do ciclo da água. Ao fornecer luz e calor ao planeta Terra, a energia solar aquece a água e evapora parte dela. Esse ciclo está presente, principalmente, na superfície de lagos, rios, oceanos, folhagens das plantas, além do corpo de pessoas e animais.
O ciclo da água ou ciclo hidrológico é um ciclo biogeoquímico, no qual se observa a água fluindo entre os seres vivos e o meio ambiente. ... O ciclo da água permite que esse elemento circule constantemente pelo planeta, permitindo, assim, que a vida aqui se desenvolva.
O ciclo do carbono é um ciclo biogeoquímico no qual o elemento carbono sai do meio ambiente para os organismos vivos, retornando, em seguida, ao meio ambiente. O carbono é um elemento que está presente na composição de todas as moléculas orgânicas, essenciais para os seres vivos, além de alguns compostos inorgânicos.
Ciclo do carbono é um ciclo biogeoquímico, ou seja, um processo que garante a reciclagem do carbono, possibilitando que esse elemento interaja com o meio e também com os seres vivos. Nesse ciclo verificamos como o carbono movimenta-se pela atmosfera, litosfera, hidrosfera e biosfera.
O ciclo do carbono é um ciclo biogeoquímico no qual o elemento carbono sai do meio ambiente para os organismos vivos, retornando, em seguida, ao meio ambiente. O carbono é um elemento que está presente na composição de todas as moléculas orgânicas, essenciais para os seres vivos, além de alguns compostos inorgânicos.
O ciclo do nitrogênio consiste na passagem de átomos de nitrogênio de substâncias inorgânicas do meio físico para moléculas orgânicas. ... A fixação se dá por meio de bactérias fixadoras de nitrogênio, que utilizam o N2 Inorgânico e incorpora a suas moléculas orgânicas como a amônia.
Assim, o ciclo acontece quando o nitrogênio gasoso, presente na atmosfera, é transformado, beneficiando as plantas com nitrato e amônia e os animais, com aminoácidos. O Ciclo do Nitrogênio é, portanto, um ciclo biogeoquímico que comporta todas as transformações sofridas por esse elemento na dinâmica mineral e orgânica.
O ciclo do nitrogênio é extremamente importante, pois garante a circulação do nitrogênio. Esse elemento químico é essencial para a formação de proteínas e de ácidos nucleicos, sendo fundamental, portanto, para a sobrevivência dos seres vivos.
Produtores introduzem nitrogênio na cadeia alimentar, através do aproveitamento de formas inorgânicas encontradas no meio, principalmente nitratos (NO3) e amônia (NH3+). ... Os organismos responsáveis pela fixação são bactérias, retiram o nitrogênio do ar fazendo com que este reaja com o hidrogênio para formar amônia.
A nitrificação é um processo químico-biológico de formação de nitrito no solo pela ação conjunta de bactérias quimiossintetizantes nitrificantes, pela ação de conversão da amônia em nitrato, ocorrendo em duas etapas.
É o gás presente em maior quantidade no ar. ... Assim, os animais não conseguem obter o nitrogênio diretamente do ar, somente algumas bactérias são capazes de utilizar diretamente o nitrogênio, transformando-o em sais que são absorvidos pelas plantas. Os animais obtêm o nitrogênio somente por meio dos alimentos.
O maior reservatório de fósforo no planeta está localizado em que região? O maior acúmulo de fósforo está localizado nas rochas sedimentares de origem marinha. Esse elemento também é encontrado em grande quantidade no solo, dissolvido nos oceanos e em seres vivos.