Como confirmar o diagnóstico Os principais exames laboratoriais que o médico solicita são a dosagem das enzimas hepáticas TGO e TGP, que se encontram elevadas quando o fígado apresenta lesões.
Os exames de sangue podem sugerir o diagnóstico pela altera- ção das enzimas do fígado como as transaminases, GGT, fosfatase alcalina, baixo número de plaquetas, etc.
A fibrose não causa qualquer sintoma, mas pode provocar hipertensão portal (a cicatrização altera o fluxo sanguíneo próximo do fígado) ou cirrose (a cicatrização resulta na alteração da arquitetura normal do fígado e disfunção hepática). O diagnóstico baseia-se na biópsia hepática.
Complicações pulmonares - à medida que a fibrose pulmonar progride, podem ocorrer complicações, como coágulos sanguíneos nos pulmões (embolia pulmonar), infeções pulmonares (pneumonia) ou pulmonares colapsadas.
Fibrose cardíaca é uma degeneração do tecido natural do miocárdio, causando assim seu endurecimento. Ocorre devido a hiperativação de fibroblastos, células que liberam colágeno. Este estado patológico ocorre na presença de doença de Chagas crônica.
A fibrose é a formação de excesso de tecido conjuntivo fibroso em um órgão ou tecido, ela ocorre através de um processo reparador ou reativo, ocasionado geralmente após um trauma, cirurgia ou esforço repetitivo com impacto. Este estado reativo pode ser benigno, ou patológico.