A maioria é muito rara; mas as doenças pulmonares intersticiais mais frequentes incluem:
Doença Pulmonar Intersticial (DPI) é um grupo de doenças respiratórias caracterizadas pela progressiva cicatrização do interstício pulmonar resultando em insuficiência respiratória. Pode ocorrer quando uma lesão nos pulmões desencadeia uma resposta de cura excessiva. Geralmente é irreversível.
A pneumonia intersticial não específica é uma pneumonia intersticial idiopática que ocorre principalmente em mulheres, não fumantes e pacientes < 50 anos de idade. Os pacientes têm tosse e dispneia, que podem estar presentes por meses ou anos.
Na pneumonia lobar uma parte do pulmão (lobo) é afetada de maneira uniforme. A broncopneumonia afeta os pulmões de maneira "salpicada" (figura abaixo). Além disso, a pneumonia é dividida naquela adquirida na comunidade, fora do ambiente hospitalar e aquela que é adquirida no hospital ou nosocomial.
INTRODUÇÃO E DEFINIÇÕES. O pulmão é sustentado por uma rede de fibras de tecido conectivo chamada interstício pulmonar, o qual se distribui ao longo do pulmão em três sistemas de fibras: peribroncovascular, subpleural e intralobular.
O infiltrado difuso pode não ter ocorrido por congestão pulmonar; pode-se perceber uma área cardíaca normal, não tendo ocorrido derrame pleural; não há um hilo particularmente ingurgitado nem outros sinais sugestivos de edema pulmonar por congestão ou disfunção cardíaca.
A região peri-hilar é uma região dos pulmões que entra diversos vasos, um infiltrado nessa área significa falar que há ar, água, sangue ou agentes inflamatórios nessa área, o que pode dificultar a irrigação e a perfusão sanguínea nos pulmões.
A FPI é uma condição pulmonar que pode levar a morte, na qual os tecidos se tornam espessos, rígidos, com cicatrizes que limitam a capacidade respiratória dos pulmões. Os pulmões perdem a capacidade de absorver e transferir oxigênio para a corrente sanguínea.
A fibrose pulmonar cicatriza e “engrossa” o tecido que envolve os sacos aéreos (alvéolos) dos pulmões, comprometendo a função pulmonar, ou seja, é impedida a normal passagem de oxigénio para a corrente sanguínea.
Contusão pulmonar