Planta monóica: apresenta flores unissexuais, mas distribuídas no mesmo indivíduo. Planta dióica: apresenta flores diclínicas distribuídas em indivíduos separados. Planta polígama: apresenta flores monóclinas e diclínicas num mesmo indivíduo.
Os animais monóicos são aqueles que o mesmo indivíduo apresenta os dois sexos, ou seja, eles têm os sistemas reprodutor feminino e masculino. Podem ser chamados de hermafroditas. Como exemplos temos as minhocas, as lesmas e os caracóis). Os animais dióicos apresentam sexos separados em diferentes indivíduos.
Autofecundação: é quando a fecundação acontece entre gametas produzidos pelo mesmo organismo. Ocorre nas flores de ervilhas porque a mesma apresenta o sexo feminino e masculino em seu organismo, então ela se autofecunda.
Para a formação do fruto, o ovário, após a fecundação, transforma-se em fruto e os óvulos, em sementes, conforme a imagem abaixo. O fruto que apresenta uma parede chamada de pericarpo é formado por três regiões – epicarpo, mesocarpo (parte comestível, acúmulo de reserva nutritiva) e endocarpo.
A fertilização interna apresenta algumas vantagens em relação à fertilização externa. Embora a produção de gametas em indivíduos que realizam a fecundação interna seja geralmente menor do que em indivíduos que fazem a fecundação externa, nesse tipo de fecundação, há uma maior sobrevida dos zigotos produzidos.
Resposta. Porque o processo de uniao dos zigotos ocorre na região interna da fêmea.