O pedilúvio consiste em um recipiente usado para o tratamento preventivo de doenças no casco de animais, como os equinos ou bovinos de criação, por exemplo. O uso da solução desinfetante nesse local tem como intuito desinfetar os cascos dos animais evitando a proliferação de dermatites.
Para combater a piolheira podem ser utilizados banhos por aspersão ou imersão com inseticidas fosforados ou piretróides, que devem ser repetidos após sete a dez dias, para abranger todas as formas evolutivas dos piolhos.
O técnico em agropecuária da Emater em Uruguaiana, Emanuel de Deus Torres, explica que os remédios para livrar os ovinos dos fungos são à base de iodo, formol e sulfato de cobre. Um dos primeiros procedimentos necessários é limpar o casco e fazer o ovino passar por cima do líquido.
O tratamento é realizado com injeções de drogas avermectínicas (Ivermectina, Moxidectina, Doramectina). São necessárias duas aplicações, com intervalo de sete a dez dias.
- Para animais não vacinados: aplicar duas doses de vacina com um intervalo de quatro a seis semanas entre as vacinações. - Em filhos de mães não vacinadas: a primeira dose deve ser efetuada a partir da 3a semana de idade e a partir da 9a semana de idade em filhos de mães que foram vacinadas.
A dosagem recomendada é de 1 mL de Ripercol® L Solução para cada 10 kg de peso vivo, correspondendo a 5 mg de Cloridrato de Levamisol/kg de peso vivo. Aplicar o produto na dose adequada, diretamente na boca do animal, usando pistola dosificadora ou outro medidor apropriado.
Dosagem e Via de Administração: O ADE VALLÉE pode ser utilizado por via intramuscular e subcutânea em bovinos, suínos, ovinos e caprinos. As dosagens para cada uma das espécies são: Bovinos: Bezerros: 1 mL para cada 50 kg de peso vivo, repetindo a cada 30 dias.
Um dos medicamentos mais eficientes utilizados para tratamento é a toltrazurila (Baycox Ruminantes®), que pode ser administrada de forma preventiva ou curativa.
Fortificantes. ADE PERINI contém as vitaminas A, D e E que são de suma importância ao organismo animal, em diversas fases metabólicas, suprindo as deficiências ou estimulando as defesas orgânicas nos estados deficitários. Atenção: Produto exclusivo de uso veterinário.
Solução oral de reidratação Assim que a diarréia for detectada (o quanto mais cedo melhor), o bezerro deve ser alojado em um ambiente seco, não exposto ao frio, para então receber soro terapia de reidratação (Figura 1).
A verminose é uma doença causada por helmintos ou vermes que vivem, principalmente, no abomaso (coalho) e intestinos dos animais, podendo atacar todo o rebanho. Quando acometidos pelos vermes, os caprinos se tornam fracos, magros, com pêlos arrepiados, apresentando diarréia, edema submandibular (papada) e anemia.
Os ovinos acometidos deverão ser isolados e tratados a base de antibióticos de largo espectro, associados ou não a broncodilatadores e mucolíticos. Recomenda-se ainda buscar ajuda especializada com um médico veterinário ou com a empresa de extensão do município.
Preparo do soro: água, glicose, sal de cozinha e bicarbonato de sódio. A água deve ser preferencialmente potável e estar por volta de 38ºC. Para cada litro de água adicionar 4 colheres de sopa de glicose, 1/2 colher de sopa de sal e 1 colher pequena de bicarbonato de sódio.
Dectomax® pode ser aplicado por via subcutânea ou intramuscular na dose de 1 mL para cada 50 kg de peso (200 mcg de Doramectin por kg). Injetar o produto nas áreas de pele solta do pescoço, na frente ou atrás da paleta ou no músculo do pescoço (ver o desenho abaixo).
A vermifugação é um cuidado básico que devemos ter com qualquer animal de companhia. Ela é indicada não somente quando o cão já está parasitado, mas também como uma medida de prevenção. Vermífugo é o nome popular de medicamentos utilizados para combater e prevenir os vermes nos pets.