Navio-sonda é um navio projetado para a perfuração de poços submarinos. Sua torre de perfuração localiza-se no centro do navio, onde uma abertura no casco permite a passagem da coluna de perfuração.
SAIBA COMO FUNCIONA SONDA DE PERFURAÇÃO TERRESTRE. ... FUNÇÕES BÁSICAS DO FLUIDO DE PERFURAÇÃO • Limpar o fluido do poço dos cascalhos gerados pela broca e transportá-los até a superfície. • Exercer pressão hidrostática sobre as formações, de forma a evitar o influxo indesejável (kick) e estabilizar as paredes do poço.
Sonda de perfuração ou Plataforma de perfuração são equipamentos utilizados para perfurar poços que permitam o acesso a reservatórios de petróleo ou gás natural. Dependendo da localização do reservatório, as sondas podem ser terrestres ou marítimas.
Dependendo da profundidade em que se encontra o poço, podem ser construídos dois tipos de plataforma de produção: as fixas e as flutuantes (chamadas de semi-submersíveis). As fixas são instaladas em águas rasas (até 180 metros) e ficam ligadas ao subsolo oceânico por uma espécie de grande “pilar”.
Plataformas Semissubmersíveis (Semi-Sub Plataform)- são compostas de uma estrutura de um ou mais conveses, apoiada em flutuadores submersos. Uma unidade flutuante sofre movimentações devido à ação das ondas, correntes e ventos, com possibilidade de danificar os equipamentos a serem descidos no poço.
Essa perfuração, que pode atingir profundidades de 800 a 6.
Salários de Taifeiro Marítimo