Cálculo do entulho gerado pelos desperdícios durante a construção da obra. Uma forma de cálculo é somar os desperdícios, já incluindo o empolamento, de cada material em volume. Como estimativa em m2 temos, para obras novas, em torno de 150,00 kg/m2, que equivale a 0,12 m3 de entulho por m2 de área construída.
Resíduos da construção civil, comumente chamados de entulhos, são definidos pela Resolução CONAMA_307/2002 como sendo os resíduos gerados em atividades de construção, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, além dos resíduos resultantes da preparação e da escavação de terrenos.
Tal indústria, como já apontado, gera muito desperdiço nos seus processos produtivos. Estima-se, que em países desenvolvidos a quantidade média de resíduos proveniente de edificações novas é inferior a 100 kg/m2, já no Brasil este índice encontra-se em torno de 300 kg/m2 edificado (MONTEIRO et al., 2001).
Apresentarei a você quais os itens normalmente exigidos neste documento.
Obs.: A ART de Obra e Serviço específica para o documento PGRS deve ser emitida na existência de contrato escrito ou verbal de prestação de serviço, assim, se a empresa contratar uma terceira para elaborar ou para monitorar a execução do PGRS, por exemplo, a ART emitida deverá ser a de Obra e Serviço.
Na maioria das vezes, o médico responsável pelo ambulatório, devidamente registrados em seu conselho, com o apoio de um profissional técnico (engenheiro ambiental ou enfermeiro) é o profissional que assumem a Responsabilidade do PGRSS nas atividades industriais.
Estão incluídos também as clínicas odontológicas, estúdios de tatuagem, clínicas veterinárias, necrotérios e funerárias, drogarias, farmácias e clínicas de acupuntura Se um estabelecimento não elaborar o PGRSS estará sujeito a multas e atuações, já que o plano integra o licenciamento ambiental e pode ser exigido e ...
Como já dissemos anteriormente, o Plano de Gerenciamento de Resíduos sólidos tem como principal objetivo designar uma destinação final correta na geração de resíduos, com intuito de preservar a saúde pública e a qualidade ambiental. Cria-se, então, medidas que podem auxiliar no alcance desse objetivo principal.
A gestão de resíduos sólidos constitui um conjunto de procedimentos de planejamento e implementações com o objetivo de minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados, uma coleta adequada, armazenamento, tratamento, transporte e destinação final de forma adequada, visando a preservação da saúde ...
Objetivos ambientais podem ser “reduzir o uso de água”, “reduzir o descarte de resíduos sólidos” ou “melhorar a eficiência energética”. Metas ambientais são medidas de desempenho que estão definidas para atingir um determinado objetivo.
O gerenciamento dos resíduos hospitalares constitui-se de um conjunto de procedimentos de gestão, planejado e implementado a partir de uma base legal, técnica e científica, com o objetivo de proporcionar aos resíduos gerados um encaminhamento seguro e de forma eficiente, visando à proteção humana, a preservação do meio ...
O gerenciamento de resíduos hospitalares exige adequado manejo para evitar que esses materiais se tornem veículos de doenças ou gerem riscos de acidentes durante o tratamento. ... Ou seja, devem passar pelos processos de coleta, armazenamento, transporte e tratamento diferenciado.
O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Saúde (PGRSS) é um documento, basea- do nos princípios da não geração e da minimização da geração de resíduos, que aponta e descreve as ações relativas ao seu manejo, propondo medidas de adequação para que o empreendimento esteja em conformidade com a Política Nacional de ...