Tensão: é a resposta do material solicitado pela ação externa. Em outras palavras, o material reage à ação externa, sendo que ela se divide ao longo da seção resistente do material.
Para Hibbeler (2004), a resistência dos materiais é o ramo da mecânica que estuda as relações entre cargas que são aplicadas a um corpo deformável externamente, e a intensidade em que as forças internas atuam, abrangendo o cálculo das deformações do corpo e o estudo da sua estabilidade, quando submetido a solicitações ...
Objetivos da Resistência de Materiais. Princípios fundamentais: Lei de Hooke; hipótese das pequenas deformações; princípio da sobreposição de efeitos; princípio de S. Venant; hipótese das secções planas. ... Trabalho de deformação.
A resistência dos materiais é portanto, a base, que propicia a seleção dos sistemas estruturais, dos materiais de construção, proporções e dimensões dos elementos de uma dada estrutura, para que estas possam cumprir suas finalidades dentro de uma margem de segurança, com confiabilidade e durabilidade.
substantivo feminino Ação ou efeito de resistir, de não ceder nem sucumbir. Recusa de submissão à vontade de outrem; oposição: projeto foi aprovado apesar da resistência de alguns.
Médico explica como o corpo humano consegue resistir tantos dias sem água e sem comida debaixo de escombros. Enquanto o corpo perde gordura, vai perdendo também a capacidade de movimentação. ... Sem nenhuma lesão grave, o corpo pode ficar mais de uma semana sem comida, mas não fica muito tempo sem água.
A resistência, também capacidade de resistência ao cansaço, é a capacidade de poder executar, durante o maior tempo possível, um esforço estático ou dinâmico, sem diminuir a qualidade do exercício.
Resistores são componentes eletrônicos cuja principal função é limitar o fluxo de cargas elétricas por meio da conversão da energia elétrica em energia térmica. Os resistores são geralmente feitos a partir de materiais dielétricos, de grande resistência elétrica.
A resistência elétrica é definida como a capacidade que um corpo tem de opor-se à passagem da corrente elétrica. A unidade de medida da resistência no SI é o Ohm (Ω), em homenagem ao físico alemão George Simon Ohm, e representa a razão volt/Ampére.
Resistores são dispositivos usados para controlar a passagem de corrente elétrica em circuitos elétricos por meio do efeito Joule, que converte energia elétrica em energia térmica. ... Os que apresentam uma resistência elétrica constante são conhecidos como resistores ôhmicos.
Tipos de Resistência elétrica:
Há dois tipos de resistores, fixos e variáveis. Os resistores fixos são constituídos de filme carbono, filme metálico, fio de precisão, dentre outros. Os resistores variáveis podem ser ajustados manualmente.
Tipos de resistores. Os resistores podem ser: resistores fixos, constituídos de filme metálico, filme carbono, fio de precisão, entre outros; resistores variáveis, que são ajustados manualmente, por um movimento mecânico.
A resistência é diretamente proporcional ao comprimento do condutor e inversamente proporcional a área de secção (a espessura do condutor). ... Essa equação mostra que se aumentarmos o comprimento do fio, aumentaremos a resistência elétrica, e que o aumento da área resultará na diminuição da resistência elétrica.
No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de medida da resistência elétrica é ohm, cujo símbolo é Ω (ômega).
Por fim, a resistência elétrica está relacionada à capacidade de um condutor de se opor à passagem de uma corrente elétrica. ... No entanto, quanto maior a resistência, maior a oposição do material à passagem dos elétrons, logo, menor a intensidade da corrente elétrica.
Dessa maneira, os resistores ôhmicos ou lineares são aqueles que obedecem a primeira lei de ohm (R=U/I). A intensidade (i) da corrente elétrica é diretamente proporcional a sua diferença de potencial (ddp), chamada também de voltagem.
A lei de ohm é bem simples, quando temos o valor de duas dessas grandezas é possível encontrar a terceira variável, para isso basta usar uma fórmula que é: V=R.I. Através da variação dessa fórmula podemos encontrar as outras variáveis, como por exemplo: I=V/ R ou R=V/I.
Abaixo seguem as fórmulas da associação de resistores em paralelo:
O comprimento é calculado como a soma das distâncias ao longo dos eixos X, Y e Z. No exemplo a seguir, o comprimento é calculado como 12' 11 7/64". A distância entre a tomada de corrente e o painel ao longo do eixo X é 10'.
A área de uma circunferência, por sua vez, é proporcional ao quadrado do raio (A α r²), portanto, se o segundo fio tem diâmetro quatro vezes maior, seu raio será quatro vezes maior, e sua área transversal, 16 vezes maior.
Cabo elétrico de bitola 1,5 mm² suporta corrente de 15,5 ampères sem aquecer. Cabo de bitola 2,5 mm² suporta corrente de 21,0 ampères sem aquecer....Como calcular o tamanho da bitola (Espessura)
Para isso você deve utilizar a seguinte fórmula: Iz = Ic x Fc.
Para se determinar a medida dos eletrodutos deve-se: medir, diretamente na planta, os eletrodutos representados no plano horizontal e somar, quando for o caso, os eletrodutos que descem ou sobem até as caixas. A medição no sentido horizontal é feita com o auxílio de uma régua, na própria planta de distribuição.
Outra dificuldade é como medir o diâmetro prático. O mesmo deve ser obtido medindo se dois pontos distanciados, no mínimo 30 vezes seu diâmetro nominal, em dois planos a cada ponto onde cada aba do paquímetro deverá ser posicionada apoiando-se em apenas uma perna de cada lado, como mostra a figura abaixo.
A bitola e a mesma do que vem da rua até o seu poste de entrada. Boa tarde, normalmente usa se o fio de 10 mm, flexível, devido ser uma distância um pouco alta, vc não vai ter perdas. Tem que ser cabo flexível de preferência 10mm.