Os paralelos são linhas imaginárias perpendiculares ao eixo central (Meridiano de Greenwich) e paralelas entre si, dividindo o mundo em dois hemisférios: Norte e Sul. O paralelo de maior circunferência é a Linha do Equador, com o maior raio no globo.
O Meridiano de Greenwich ou Meridiano Principal é o meridiano que passa sobre a localidade de Greenwich (no Observatório Real, nos arredores de Londres, Reino Unido) e que, por convenção, divide o globo terrestre em ocidente e oriente, permitindo medir a longitude. Foi estabelecido por Sir George Biddell Airy em 1851.
Os continentes que são atravessados pelo meridiano de Greenwich são: África, Antártida e Europa.
LINHA DO EQUADOR
O Meridiano de Greenwich, desde o ano de 1884, é considerado o marco zero e referência na medição das longitudes e dos fusos horários. ... O nome do Meridiano Principal deve-se à existência do Observatório Real de Greenwich, localizado na cidade de Londres, Inglaterra, e sobre o qual essa linha longitudinal atravessa.
Os paralelos e meridianos são linhas imaginárias traçadas para definir cartograficamente os diferentes pontos da Terra. A principal função dessas linhas é estabelecer as latitudes e as longitudes para assim precisar as coordenadas geográficas dos diferentes lugares do planeta.
O Meridiano de Greenwich divide o globo terrestre em oriente e ocidente e mede a escala de longitude. Tem função de estabelecer o fuso horário de cada região e como referência nas distâncias.
O principal meridiano é o de Greenwich. Ele divide o globo em duas partes iguais, chamadas hemisférios: hemisfério Ocidental (ou Oeste) e hemisfério Oriental (ou Leste).
Meridiano de Greenwich
O Meridiano de Greenwich atravessa dois continentes e sete países. (na Europa: Reino Unido, França e Espanha; e na África: Argélia, Mali, Burkina Faso e Gana).
O meridiano começa em um polo e termina no outro.
Ponto B: 50° Latitude Norte, 50° Longitude Oeste. Ponto C: 20° Latitude Norte, 50° Longitude Leste. ... Ponto C: Hemisfério Norte.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) - Latitude é a distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à Linha do Equador. - Longitude é a distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre em relação ao Meridiano de Greenwich.
Assim, latitude é a distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à linha do Equador. A latitude poder ser Norte (N) ou Sul (S) e vai de 0º até 90º.
A longitude é a distância em graus, de qualquer ponto da superfície terrestre em relação ao meridiano de Greenwich (0º). A longitude varia de O a 180 graus, nos hemisférios leste e oeste, sendo que o meridiano 180° é o antimeridiano de Greenwich e, portanto, o limite entre os dois hemisférios.
Além da Linha do Equador, os principais paralelos são:
As coordenadas geográficas são importantes para a descrição da localização em referencia a qualquer lugar da superfície da terra. As coordenadas geográficas irão formar com um sistema de localização que irá criar uma estrutura de linhas imaginárias que devem ser traçadas de acordo com as definições.
As coordenadas geográficas servem para descrevermos a localização de qualquer ponto da superfície terrestre. As Coordenadas Geográficas formam um sistema de localização que se estrutura através de linhas imaginárias, traçadas paralelamente entre si nos sentidos norte-sul e leste-oeste, medidas em graus.
Resposta: Coordenadas Geográficas são linhas imaginárias que cortam o planeta Terra nos sentidos horizontal e vertical, servindo para a localização de qualquer ponto na superfície terrestre.
Os paralelos são linhas imaginarias que estão dispostas ao redor do planeta no sentido horizontal, ou seja, de leste a oeste. O paralelo principal é chamado de Linha do Equador que está situado na parte mais larga do planeta, a partir dessa linha tem origem ao hemisfério sul e o hemisfério norte.
esférico
Meios de Orientação e Localização
Os principais e mais conhecidos, dentre eles, são a rosa dos ventos, a bússola e, mais recentemente, o GPS.
O termo orientação é utilizado com o significado de determinar uma direção a ser seguida, indicar um rumo. Para a Geografia, é muito importante determinar essa referência para definir nossa localização na superfície terrestre.
O território brasileiro está localizado, quase em sua totalidade, mais precisamente 93% do território, no Hemisfério Sul, ocupando apenas 7% do Hemisfério Norte. O país está estabelecido no ocidente, ou seja, a oeste do meridiano de Greenwich; além disso, é cortado ao norte pelo paralelo do Equador.
A localização e orientação no espaço geográfico são elementos que proporcionam ao aluno, entender o espaço em que vive e fazer relações com outros lugares. ... Assim, o aluno poderá apropriar-se da representação cartográfica em seu cotidiano e fazer comparações, correlações e análise do espaço vivido.