Trata-se, basicamente, de um conjunto de medidas e promoção de técnicas baseado na introdução de melhorias genéticas nas plantas e na evolução dos aparatos de produção agrícola para ampliar, sobretudo, a produção de alimentos.
O encrostamento e/ou selamento superficial do solo é uma modificação física específica na superfície do solo, apresentando uma camada fina com alta densidade e com feições laminares, associada ou não a uma camada de argila dispersa justamente abaixo da superfície (Baver et al., 1973 e Radcliffe et al., 1991).
O manejo apropriado do gado e das pastagens depende de um aumento da produtividade do solo, evitando o desflorestamento e tornando o sistema mais sustentável. Um dos efeitos da intensificação da produção bovina é que mais terra é disponibilizada para outros usos, como culturas alimentares e energéticas.
A agricultura sustentável é um conceito utilizado para definir os métodos de produção agrícola que respeitam o meio ambiente, fazendo uso consciente dos recursos naturais para minimizar impactos no ecossistema e promover a preservação ambiental.
O que é a agricultura sustentável Dentre elas, está diminuir o uso de adubos químicos, fertilizantes e pesticidas nos alimentos, criar formas de reúso da água da chuva para alimentar o sistema de irrigação da fazenda, usar fontes de energia limpa, dentre outras.
Conheça algumas:
A importância de preservar a natureza. Preservar o meio ambiente é fundamental para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele. Para celebrar o esforço em proteger os recursos naturais, A ecologia é a ciência que estuda as relações entre os seres vivos e os meios onde vivem.