Para facilitar a digestão a dica da nutricionista Paula Souza Borges é a laranja. Segundo ela, as fibras presentes na fruta cítricas reduz parte da absorção de gorduras. Comer uma laranja após as refeições também ajuda a melhorar o funcionamento do intestino.
Especialmente, deve evitar comê-la logo após as refeições. Um dos argumentos mais comuns para essa afirmação é que a junção do açúcar e os hidratos de carbono com as bactérias do intestino pode resultar na fermentação dos alimentos, o que por sua vez pode prejudicar o sistema digestivo. A fruta é uma refeição em si.
Alexandra Bento, bastonária da Ordem dos Nutricionistas. "Pode-se comer fruta antes, durante ou depois da refeição, quando apetecer. A fruta tem nutrientes fantásticos: água, fibra, vitaminas e minerais, depois tem um hidrato de carbono mas que se absorve muito rapidamente: a frutose.
Recomenda-se a ingestão de frutas como acerola, caju, goiaba, laranja, limão, kiwi, maracujá, morango, entre outras, para uma boa ingestão da vitamina C, que é muito importante no combate aos radicais livres, bem como no aumento da absorção do ferro.
Por isso, comer uma maçã após a refeição pode ser uma opção para remover a sujeira superficial dos dentes. A fruta ainda massageia os tecidos gengivais e aumentam a produção de saliva, o que pode proteger contra a formação de cáries. Por ser dura e fibrosa, ela ainda favorece a mordida (oclusão) e a mastigação.
A análise constatou que o melhor momento para saborear o docinho é depois do almoço. Pois, após uma refeição rica em fibras, proteínas e gordura, o açúcar não será absorvido de forma tão rápida.
Saladas de frutas, iogurtes naturais, bolos e tortas, preparados com farinhas integrais, produtos sem açúcar e com pouca quantidade de calorias. Essas são as principais opções de sobremesas saudáveis para quem ama comer um docinho após as refeições, mas não descuida da dieta.
Depois do almoço ou jantar, a vontade de comer doces cresce porque os alimentos mais pesados demoram a ser processados, e o corpo continua com fome. A lembrança ou a visualização de algo gostoso aumenta ainda mais esse desejo. Uma dica é ingerir uma fruta pouco antes das refeições.
Traçar um chocolatinho na hora de ir para a cama não é uma boa ideia se você estiver batalhando para controlar a compulsão por doce. Segundo uma pesquisa publicada na revista científica norte-americana Appetite, o que é consumido à noite afeta os níveis de açúcar no sangue por até 14 horas.
Comer sobremesa todos os dias Comer uma porção pequena de doce por dia é algo tolerável, segundo explica Elaine. "A questão é a quantidade. Um pedacinho de chocolate não é proibido, mas as pessoas querem comer a barra inteira." Como alternativa, ela indica alimentos que saciam a vontade de doce.
O brasileiro tem um paladar doce, é fato. De acordo com o Ministério da Saúde, consumimos 80 g de açúcar ao dia, o equivalente a 18 colheres de chá. É mais do que três vezes a quantidade ideal de 25 g recomendada pela Organização Mundial de Saúde. Esse exagero está ligado a vários problemas.
Segundo a especialista, comer doces à noite pode aumentar o risco de sofrer de diabetes e obesidade, embora esse problema poderia ser amenizado com um número suficiente de horas de sono por dia (pelo menos sete em adultos).
Doces, bolos e até frutas secas em grandes quantidades estão proibidos. “O açúcar estimula a liberação de insulina, hormônio que impede e atrapalha a produção de outros hormônios durante a noite”, aponta a dra. Kheyt. Além disso, haverá um grande estímulo em seu metabolismo.
Dicas para controlar a vontade de comer doce
Algumas dicas para parar de comer doce incluem:
Veja abaixo se você é realmente uma viciada em doces e confira dicas para combater o vício....Como identificar a compulsão por doces
Porém existe para um doce especifico uma determinação, e esse seria o chocolate. Para os indivíduos viciados em chocolate, os mesmos são chamados de Chocólatras. Espero ter ajudado!
A alta ingestão de açúcar pode provocar o aparecimento de obesidade, diabetes e doenças cardíacas”, afirma o nutrólogo André Veinert. A mãe deve evitar que o seu filho consuma doce desce cedo para não interferir nos seus hábitos saudáveis.
Compulsão alimentar: como parar