Resposta. Staff é um termo inglês que significa "pessoal", no sentido de equipe ou funcionários. O termo é utilizado para designar as pessoas que pertencem ao grupo de trabalho de uma organização particular.
A gestão de pessoas é uma responsabilidade de linha e uma função de staff, ou seja, é uma responsabilidade de cada gestor da organização. Isto significa que quem administra os funcionários é cada gestor dentro de sua área de atuação, amparado pela assessoria e consultoria da gestão de pessoas, na função de staff.
Os órgãos de linha caracterizam-se pela autoridade linear e pelo princípio escalar, enquanto os órgãos de staff prestam assessoria e serviços especializados. As quatro principais funções do staff são: a) divisão do trabalho; especialização, amplitude administrativa; racionalismo.
O staff se concentra em situações mais específicas, como dificuldades em algum setor técnico, enquanto a Responsabilidade de Linha engloba a empresa como um todo e informa todos os detalhes aos gestores gerais para detalhar cuidados e incentivar estratégias ainda mais vantajosas para otimizar o trabalho na organização.
O conceito de organização linha-staff é construído a partir da soma da organização linear e da funcional. Nesse modelo de trabalho, há apenas um superior e uma staff, ou seja, uma equipe com diversos funcionários. Estes devem ser especialistas que levam seu conhecimento técnico em prol das metas da empresa.
Vantagens da linha-staff Um dos grandes diferenciais da organização linha-staff é a manutenção da hierarquia com acréscimo da especialização. Ou seja, a ordem é garantida com o comando tradicional, enquanto os serviços de inteligência agregam inovação e funcionalidade à empresa.
Resposta:Organização linha-Staff é, segundo Chiavenato (2004), o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional, isto é, constituída pela combinação de características dos tipos de organização linear e funcional, criada como intuito de unir as vantagens de dados estilos organizacionais.
Uma organização simples e de forma piramidal, onde cada chefe recebe e transmite tudo o que se possa na sua área, uma vez que as linhas de comunicação são rigidamente estabelecidas. ...
Segundo Chiavenato (2006), a Organização Linear é a estrutura mais simples e antiga, baseada na autoridade linear. A autoridade linear é uma decorrência do princípio da unidade de comando: significa que cada superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados e não a reparte com ninguém.
É a estrutura organizacional mais simples e antiga, baseada na autoridade linear. ... A organização funcional é a estrutura organizacional que aplica o princípio funcional ou princípio da especialização das funções. O staff ou assessoria funcional decorre desse princípio, que separa, distingue e especializa.
A organização linear baseia-se nos princípios: A- Unidade de comando: Cada pessoa tem apenas um único chefe. B- Unidade de direção: Todos os planos devem se integrar e conduzir aos objetivos da organização. C- Centralização da autoridade: A autoridade máxima deve estar concentrada em seu topo.
É baseada na especialização, onde os subordinados tem vários superiores, e reportam-se a eles simultaneamente de acordo com a especialidade de cada um. Nenhum superior tem autoridade total sobre os subordinados, sua autoridade é parcial e relativa de acordo com a sua especialidade.
Fayol apontava a cadeia escalar como a linha de autoridade de cima para baixo, ou seja, do mais alto comando à mais baixa das funções. Funcionava em conjunto com o princípio da unidade de comando. 10. ... Para ele, todas as atividades e funções deveriam ter seu lugar e finalidades específica.
Empresas lineares são caracterizadas por sua estrutura hierárquica. Seu foco de investimento é em adquirir ativos físicos e humanos de modo convencional. Ou seja, é a forma ordinária de criar e gerir uma empresa. Organizações exponenciais, geralmente, não têm uma grande quantidade de ativos ou colaboradores.
A Organização Tradicional caracteriza-se por ser de caráter autoritário, hierárquico, vertical, mecanicista, burocrático, típico do design do legado de Taylor e Fayol, principalmente.
Existem três tipos tradicionais básicos de estrutura organizacional: a organização linear, a organização funcional e a organização linha-staff.
A organização é a função administrativa que se incumbe de identificar, organizar e agrupar as atividades necessárias para se atingir os objetivos da empresa. O agrupamento das atividades envolve a reunião de pessoas e recursos materiais e administrativos.
O que é organização empresarial? De forma básica e sucinta, organização empresarial é um composto de funções e cargos hierárquicos aos quais todos os membros da empresa estão sujeitos. Ela deve ser pautada pela lógica e pela racionalidade, garantindo que os processos de gestão ocorram com clareza e transparência.
a organização é uma atividade básica de administração,serve para agrupar e estruturar todos os predeterminados. A organização representa, no fundo todos aqueles meios que a empresa utiliza para pôr em prática o planejamento, a direção e o controle da ação empresarial para atingir os seus objetivos.
Inicialmente, é importante que você tenha em mente que: as organizações são feitas de pessoas e para as pessoas. Nesta direção, podemos afirmar que as pessoas (os consumidores) são o principal motivo que contribui para a existência das organizações.
“Nome Instituição”, “Natureza da Instituição” e “CNPJ” devem ser preenchidos no caso da indicação ser feita por organização ou instituição. O campo “Proprietário da área” deve ser preenchido com os dados constantes da escritura ou documento equivalente.
Há uma questão importante que poucas organizações consideram; ela é chamada de propósito. Esse é o verdadeiro motivo que faz a sua organização existir. É o que faz as pessoas acreditarem no que você acredita, tornarem-se fãs da sua organização. É o que as faz defender a sua causa.
10.
Organização é a forma como se dispõe um sistema para atingir os resultados pretendidos. Normalmente é formado por uma, duas ou mais pessoas que executam funções de modo controlado e coordenado com a missão de atingir um objetivo em comum com eficácia.
Segundo Maximiano (1992): “Uma organização é a combinação de esforços individuais que têm por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização, torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa.