2 Zool Denominação comum a diversas espécies de pássaros pequenos, em geral de difícil identificação; caga-sebinho, caga-sebite, caga-sebito, sebinho, sebite, sebito.
Néctar, frutas e artrópodes. Para coletar alimento, em qualquer altura, agarra-se firmemente à coroa das flores e com o bico curvo e pontiagudo perfura o cálice, atingindo assim os nectários. Visita também as garrafas de água açucarada, destinadas a atrair beija-flores e comedouros de frutas para pássaros.
Podemos fornecer Farinha Láctea, como comida diária e podemos acrescentar frutas, como mamão, manga, laranja lima de preferência que é doce, maçã, pêra, sempre frutas doces, pois são pássaros que se alimentam de néctar como os beija-flor, uma boa opção é alcon club Beija-flor encontrado em pet shop, e também em sites ...
A cambacica (Coereba flaveola, Linnaeus, 1758) é um pássaro da família dos Coerebidae, sendo a única espécie do gênero Coereba. Tem larga distribuição nas Américas e também é conhecida popularmente no Brasil pelos nomes de sebinho, sebito, sibito, papo-amarelo, caga-sebo e mariquita.
Alimenta-se predominantemente de néctar e pequenos insetos. Tem o costume de se aproveitar também das garrafas de água com açúcar destinadas a beija-flores. A criação em cativeiro é extremamente difícil.
Conheça o 'Cambacica' (Coereba flaveola). Muito parecido com o bem-te-vi, porém bem menor, cabendo na palma da mão. Mede cerca de 10cm de comprimento e pesa em torno de 10g. Também conhecido como: mariquita, sebinho, caga-sebo, e outros.
Alimentação: É insetívoro, podendo devorar centenas de insetos diariamente. Mas não é só isso: come frutas, ovos de outros pássaros, flores de jardins, minhocas, pequenas cobras, lagartos, crustáceos, além de peixes e girinos de rios e lagos de pouca profundidade, e parasitas (carrapatos) de bovinos e equinos.
Outros cuidados com o bem-te-vi filhote:
Bem-te-vi, maritaca, papagaio, sabiá-do-campo e sanhaço.
Bem-te-vis não constroem sua moradia em áreas de mata fechada. Eles preferem árvores localizadas na margem de bosques e florestas, normalmente perto de clareiras ou corpos de água, como lagos e rios. Nas cidades, muitas vezes essas aves formam seus ninhos no topo de postes de luz ou de semáforos.
Mas se tem um pássaro cujo canto quase todo mundo está familiarizado é o do bem-te-vi. Não é difícil entender o porquê desse sucesso. Além de ser um dos pássaros mais encontrados no Brasil, seu nome é justamente uma onomatopeia do som trissílabo que ele emite.
Dicas para afastar pássaros
Ande lentamente atrás do pássaro, levando-o em direção à saída. Não encoste, nem machuque o pássaro. Algumas pessoas dizem que, para tirar um pássaro de casa, você deve jogar um lençol ou uma toalha sobre o bichinho para que ele caia no chão e, depois, pegá-lo com as mãos e botá-lo para fora.
Faça móbiles com os CDs e pendurem em cima dos potes de ração, uns 3 móbiles são suficientes para que os passarinhos não cheguem perto do alimentos e nem façam aquela baderna em nosso quintal! Uma forma simples e fácil! Você pode também enfeitar este móbile para que fique lindo e aproveitar e enfeitar a sua casa!!!
Pulverize, ao cair da tarde, calda de fumo nas jabuticabeiras, para repelir os insetos. Se possível, faça também plantio de citronela, planta que é um repelente natural.
Um paliativo para minimizar o problema é a utilização de calda de fumo, cuja finalidade é repelir os insetos. Misture 100 gramas de fumo de corda com meio litro de álcool e, em seguida, adicione meio litro de água. Mantenha a solução em descanso por 15 dias.
Há um outro repelente possível para afastar maritacas de plantações que consiste na utilização de espelhos ou papéis refletores em volta da plantação, assim, quando passarem por perto, as maritacas serão atingidas pelo reflexo do sol e serão afastadas.
Para o controle dos invasores, recomenda-se a raspagem do tronco nos locais afetados, eliminando as colônias. Outra sugestão para o controle de cochonilhas – que podem debilitar as plantas severamente quando em altas infestações – é a utilização de óleo mineral.
Para controlar as formigas, basta colocar talco na base das plantas. “Qualquer talco, o perfume não faz mal”, adianta. E, para pulgões e cochonilhas, a jardineira tem uma receita de detox que é tiro e queda.
Nas superfícies maiores, borrife a mistura de água e vinagre. Espalhe cascas de laranja em torno do alicerce da sua casa ou nos formigueiros. Novamente, com o cheiro cítrico da fruta as formigas devem fugir. Passe vaselina ao longo das bordas dos seus recipientes.