As reações de eliminação são aquelas em que moléculas de água e um novo composto químico são formados a partir de um único composto orgânico. ... O grupo OH que estava ligado ao carbono 1 do álcool interagiu com um hidrogênio do carbono 2, formando a molécula de água.
Reações inorgânicas são fenômenos químicos que envolvem a utilização e a formação de substâncias inorgânicas, como ácidos, bases e sais. ... As substâncias que rotineiramente participam como reagentes de uma reação inorgânica são ácidos, bases, sais, óxidos, carbetos, hidretos, sulfetos, peróxidos e superóxidos.
As reações orgânicas de desidratação são processos químicos em que uma molécula de água é formada (e eliminada) a partir de uma única molécula orgânica ou a partir da interação de duas moléculas orgânicas iguais ou diferentes. Esse tipo de reação ocorre apenas em alguns compostos oxigenados, a saber: Não pare agora...
Como produto da reação de desidratação de ácidos carboxílicos, teremos os anidridos.
“Intra” significa “dentro”, portanto, a desidratação intramolecular dos álcoois ocorre quando há a saída de uma molécula de água de “dentro” da própria molécula de álcool. Nesse caso, o produto orgânico formado será um alceno.
A desidratação intramolecular de álcoois ocorre quando uma partícula de água é liberada de dentro da própria molécula de álcool, produzindo um alceno. A reação de desidratação intramolecular do butan-2-ol ficaria como está na imagem, e o produto orgânico formado é o but-2-eno.
Quando o propan-1-ol sofre uma reação de desidratação intramolecular na presença de ácido, forma um alceno, como na equação a seguir: A formação do alceno ocorre quando a hidroxila presente no carbono 1 interage com um hidrogênio do carbono 2 (carbono secundário), resultando em uma molécula de água.
Após a desidratação entre as moléculas do propan-1-ol e propan-2-ol, temos os radicais propil e isopropil ligados ao oxigênio. Por isso, o nome do éter formado é propil-isopropílico.
A hidroxila junta-se ao hidrogênio, formando a água. Além disso, para cada molécula de álcool, forma-se uma molécula de um alceno com o mesmo número de carbonos do álcool de partida. É por isso que a desidratação intramolecular do etanol gera o eteno.