Superfácil - Dicio, Dicionário Online de Português.
Eu super indico este livro!? Ela super indicou aquele profissional!? 'Só que não'! A forma correta é SUPERINDICO, superindicou.
Se a palavra a que se refere o prefixo começar com qualquer outra letra então escreve-se junto. Ou seja: o Super-Homem tem superpoderes. De acordo com a reforma ortográfica, somente quando o prefixo super se juntar a palavras iniciadas por “h” ou “r” deve-se usar o hífen.
O prefixo super- só pede hífen quando seguido de h ou r. No mais, é tudo junto como unha e carne: super-homem, super-história, super-herói, super-região, super-rico, super-racional, super-rapidez, superativo, supereficiente, supermercado.
tivo que indica o ato de superar, de se sobrepor a algo. Como esse substantivo é derivado do verbo SUPERar, "SUPER", neste caso, é o RADICAL do verbo SUPERAR .
/Dúvidas /Super-atleta ou superatleta? A forma correta de escrita é superatleta de acordo com a Língua Portuguesa e foi introduzido pelo Acordo Ortográfico. Ou seja, é escrito sem hífen. Superatleta significa atleta que possui capacidade(s) acima da média; atleta bastante dotado ou grandioso.
Usa-se hífen com palavras iniciadas com prefixo "super" se o termo posterior começar com H ou R. Ex: Super-homem, super-herói, super-habilidade, super-requintado, super-real, super-resistente, etc. Nos demais casos, não há hífen.
adjetivo Muitíssimo elegante; que tem muito bom gosto na maneira de vestir e se comportar. Etimologia (origem da palavra superelegante). Super + elegante.
Supergirl tradução | dicionário Inglês-Português Time to save the world, Supergirl. Está na hora de salvar o mundo, "Supergirl".
Devo escrever “super amigo”, “super-amigo” ou “superamigo”? RESPOSTA: Super: pref. Segundo o Acordo Ortográfico, quando o prefixo termina por consoante, não se usa o hífen se o segundo elemento começar por vogal.
Após a reforma ortográfica, a forma correta passou a ser autorretrato, sem hífen e com a consoante "r" dobrada. ... O falso prefixo "auto" somente é separado do segundo elemento por hífen nos casos em que este inicia por "o" ou "h".
O certo é: porto-alegrense Usa-se o hífen em nomes compostos que designem povo ou nação.
Significado de Interescolar Que se refere ao torneio ou competição celebrado entre duas ou mais escolas: circuito interescolar de xadrez. Etimologia (origem da palavra interescolar). Inter + escolar.
O bem-te-vi ou grande-kiskadi é uma ave passeriforme da família dos tiranídeos de nome científico Pitangus sulphuratus. A espécie é, ainda, conhecida pelos índios como pituã, pitaguá ou puintaguá.
O hífen foi mantido em substantivos que indicam espécies de animais e vegetais. Exemplos: peixe-espada, mico-leão-dourado, bem-te-vi, erva-doce, pimenta-do-reino e cravo-da-índia. Exceções: quando o nome da espécime é usado fora do contexto de nomenclatura, a palavra perde o hífen.
1. Pessoa nascida ou que vive em Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. 2. ... De Porto Alegre; típico dessa cidade ou de seu povo.
Pessoa nascida em Porto Alegre.
Pessoa que já foi governador. Plural: ex-governadores. Plural: ex-governadores.
Sempre deve ser seguido por hífen. Portanto, o correto é ex-funcionário, com hífen. Acompanhe os exemplos. - Meu ex-funcionário veio assinar alguns documentos.
"Com a reforma ortográfica, como fica o uso do hífen em relação aos dias da semana: escreve-se segunda-feira ou segundafeira, uma vez que não se usa mais o hífen quando o primeiro elemento termina com vogal, e o segundo começa com consoante, exceto h?"
# Não se usa mais o hífen em locuções substantivas, adjetivas, pronominais, verbais, adverbiais, prepositivas ou conjuntivas. Exceções: O hífen ainda permanece em alguns casos, expressos por: cor-de-rosa - água-de-colônia – lua-de-mel...
1. Usa-se hífen nas palavras compostas comuns, sem preposições, quando o primeiro elemento for substantivo, adjetivo, verbo ou numeral. Amor-perfeito, boa-fé, guarda-noturno, guarda-chuva, criado-mudo, decreto-lei.