ESTEQUIOMETRIA COM REAÇÕES CONSECUTIVAS Quando a formação de um produto é dada por etapas, diz-se que as reações são consecutivas e se faz necessário o ajuste destas reações e a formação de uma única reação.
Reagente limitante é aquele que limita a quantidade de produto que pode ser produzido na reação. Isso significa que quando o reagente limitante é totalmente consumido, a reação para, mesmo tendo ainda outros reagentes. Todos os outros reagentes que sobrarem são considerados reagentes em excesso.
Pela lei de Lavoisier, “A soma das massas das substâncias reagentes é igual à soma das massas dos produtos da reação”, logo o número de átomos presentes, em uma reação, nos reagentes deve ser igual à quantidade de átomos presentes nos produtos.
4 - Determinar o rendimento percentual por dividir a massa ou o volume realmente produzidos pela massa ou volume teóricos do produto e multiplicar por 100%. Esse é o rendimento teórico, ou seja, para um rendimento de 100%, deveriam ter sido produzidos 11,2 g de cal viva.
Rentabilidade = Rendimento Líquido x 100 / Valor Investido Um exemplo: um investimento de R$ 10.
Calcular a rentabilidade de um fundo imobiliário é uma tarefa simples: basta dividir o valor da cota pelos proventos gerados. Mas, como os FIIs são investimentos de renda variável, o cálculo de sua rentabilidade para fins de análise precisa levar em conta grandes períodos para apresentar resultados confiáveis.
Para chegar à rentabilidade, basta você dividir o lucro da empresa em um determinado período pelo valor do investimento inicial (ou o valor atual do negócio). O resultado em percentual representará a rentabilidade do seu empreendimento no período correspondente.
Para calcular a rentabilidade da empresa, é preciso dividir o lucro alcançado em um período de tempo pelo valor do capital inicial aplicado.
Mas, atenção: quanto maior a rentabilidade de um investimento, maior tende a ser risco por trás dele. ... Por isso, a rentabilidade também deve ser analisada sob a ótica do perfil do investidor. E, assim, o melhor índice será aquele que estiver adequado às expectativas e capacidade de quem investe.
A fórmula é dada por: ROI = (Retorno do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento. O resultado pode ser multiplicado por 100 para expressar o valor em percentual (%).
Para aumentar a margem de lucro, você precisa controlar muito bem o estoque dos produtos. Comprar na hora certa, ter maior poder de negociação com fornecedores e não deixar itens acumulados. Tudo isso pode gerar menos custos e, consequentemente, maiores lucros.