1 – Alimentos perecíveis São produtos que têm menor prazo de validade e apresentam mais água em sua composição.
Os itens que podem estragar e possuem data de validade são enquadrados na categoria de bens perecíveis. Eles são sensíveis ao processo de deterioração física, química e biológica e, portanto, podem ter prejudicada sua qualidade de consumo se não forem bem armazenados.
Confira algumas delas neste artigo!
Os vegetais assim como as frutas, hortaliças, raízes e tubérculos são produtos perecíveis, pois não se conservam por longos períodos, sendo em alguns casos, mantidos por apenas alguns dias ou, no máximo, semanas. ... As principais causas destas perdas dependem, em grande parte, da natureza do produto considerado.
O leite é um alimento altamente perecível, pois sua rica composição o torna um meio susceptível à deterioração pela ação de enzimas ou pelo desenvolvimento microbiano.
Exemplos de produtos processados com laticínios, derivados e ingredientes substitutos:
Os produtos lácteos, também conhecidos como laticínios, são os derivados do leite que fazem parte do cotidiano alimentar da maioria das pessoas. Há os lácteos com fermentação, a exemplo do queijo, iogurte e probióticos, e os sem fermentação, como o próprio leite, manteiga, margarina e sorvetes.
Lista de produtos sem lactose
Alimentos proibidos Embutidos e processados: Salsicha, nuggets, frios e comidas congeladas geralmente possuem lactose. Evite o consumo. Leite: O leite de origem animal e todos os seus derivados, como o queijo, a manteiga e os mais diversos tipos de cremes, não devem fazer parte do cardápio dos intolerantes a lactose.
Leite de vaca, leite de cabra, queijo fresco, manteiga, requeijão, creme de leite, iogurtes (costumam se bem mais tolerados que o leite), adoçante em pó, queijos envelhecidos, buttermilk, cream cheese, queijo cottage e ricota, leite condensado, chocolate quente, sorvete leite fermentado, leite maltado, leite com ...
Se o seu caso for somente intolerância a lactose, não tem problema tomar o cafe, com moderação, pois seu consumo exagerado pode causar gastrite e refluxo. Procure seu gastroenterologista para maiores esclarecimentos.