Manchas são aqueles marcas pigmentadas na pele, sem formato específico, que podem ser escuras, claras ou apresentar colorações diferentes.
As hipercromias são desordens de pigmentação que tem origem numa produção exagerada de melanina. Essas man- chas podem surgir devido a fatores como envelhecimento, alterações hormonais, inflamações, alergias e exposição solar, dentre outros.
TIPOS DE HIPERCROMIAS
Cicatriz discrômica Cicatriz mais escura (hipercrômica) ou mais clara (hipocrômica) do que a pele ao redor. A hipercromia é mais comum e pode ser resultado de exposição solar em cicatriz recente, principalmente em pessoas morenas.
A hiperpigmentação pós-inflamatória ocorre quando a cicatrização de uma lesão ou trauma cutâneos resulta no aparecimento de uma área plana e descolorada. É comum nos que sofrem de acne e pode também ser causada por procedimentos cosméticos, como a dermabrasão, o tratamento com laser e os peelings químicos.
Há dois conceitos principais usados por dermatologistas: A remoção da mancha cutânea causada pela hiperpigmentação pós-inflamatória e controle dos sinais. A remoção – por laserterapia, luz intensa pulsada ou peeling químico– destrói as células cutâneas hiperpigmentadas para gerar nova pele, sem hiperpigmentação.
A única forma de prevenir que novas manchinhas surjam na sua pele é aplicando o protetor solar adequada e regularmente. “Ainda existe o mito de que quem tem pele mais escura pode optar por não usar FPS.
Use sempre um protetor solar O excesso de exposição solar sem uso de proteção é uma das causas da hiperpigmentação da pele. Aplicar diariamente o protetor solar com FPS 30 ou superior antes de sair de casa ajuda a evitar essa alteração de tonalidade e outros problemas, como ressecamento, queimaduras e câncer.
– Cenoura, abóbora, laranja e alimentos ricos em vitamina A, compostos por betacaroteno, estimulam a melanina e mantém o bronzeado por mais tempo. – Tomate, uva e espinafre também são ricos em betacaroteno e licopeno, importantes para a saúde da pele, e favorecem o aumento dos níveis de melanina no corpo.
Cosméticos coreanos mais procurados.
COMO É FEITO O ALISAMENTO COREANO? O primeiro passo é a lavagem dos fios com um xampu específico para remover resíduos. Aplica-se o alisante e, em seguida, os fios são lavados e secos com a toalha, sem torcer. Para finalizar o processo, os cabelos são secos e a chapinha entra em ação para fazer o realinhamento térmico.