A petrologia, do grego petros (rocha) + logos (conhecimento), é o ramo da geologia que trata da origem, ocorrência, estrutura e história das rochas. ... A petrologia ígnea foca a composição e textura de minerais e rochas ígneas (como o granito e o basalto, que cristalizam a partir de rocha fundida ou magma).
Esse profissional realiza levantamentos geofísicos e geológicos, por meio da análise, da coleta e da interpretação dos dados e do gerenciamento das amostras. ... Um dos principais benefícios da Geologia é o seu campo de atuação: a Terra é o laboratório de estudo.
Quais as áreas de atuação de um geólogo?
R$ 8.
5 anos
O curso superior de Geologia é do tipo bacharelado e tem duração média de cinco anos. O início do curso apresenta uma grade curricular mais focada na base do profissional, apresentando conhecimentos em Matemática, Biologia, Química e Física.
O que a Geologia estuda? Essa área da ciência se dedica ao estudo da origem, da composição e da modificação que a crosta terrestre sofreu com o passar do tempo. A Geologia procura explicar os comportamentos das forças da natureza sobre o planeta, tais como os fenômenos conhecidos como erosão e desertificação.
Significado de Geológica adjetivo Relativo à geologia, à ciência que se dedica ao estudo do planeta Terra, sua estrutura e materiais que a compõem, ações que nela acontecerem e alterações pelas quais passou ao longo do tempo.
O mapeamento geomorfológico é uma ferramenta indispensável para o entendimento do modelado terrestre, auxiliando não apenas na compreensão da paisagem e na visualização dos compartimentos do relevo, como também no processo de identificação de áreas de estocagem de sedimentos.
Os agentes geomorfológicos são os agentes formadores e modeladores do relevo terrestre. ... Os agentes endógenos ou internos, que são os formadores por se relacionar as atividades internas da terra, como as placas tectônicas que formam diversas formas de relevo, os abalos sísmicos e o vulcanismo.
Os agentes transformadores do relevo são classificados conforme a origem de suas ações, aqueles que atuam abaixo dos solos são chamados de agentes endógenos ou internos e aqueles que atuam sobre a superfície são chamados de agentes exógenos ou externos.
são coisas da natureza por exemplo: agentes naturais da formação do solo , também da erosão, das modificações de paisagens etc ;)
Os agentes internos ou endógenos de transformação do relevo são aqueles que surgem ou agem de dentro da Terra, ou seja, abaixo da superfície. São os terremotos, os vulcanismos e o tectonismo. Os agentes externos ou exógenos, por outro lado, são aqueles que agem acima do relevo, ou seja, sobre a superfície.
Os agentes externos do relevo mais preponderantes são as águas (fluviais, pluviais, marítimas etc.), os ventos e as alterações climáticas, que ocasionam dois principais processos: o intemperismo e a erosão. Por esse motivo, esses elementos citados são, por vezes, chamados de agentes intempéricos ou agentes erosivos.
A dinâmica interna e a externa da Terra provocam modificações no relevo terrestre. São considerados, respectivamente, agentes modeladores internos (endógenos) e externos (exógenos) da Terra: Erosão e intemperismo.
Os agentes formadores do relevo são responsáveis por um processo contínuo e dinâmico na transformação morfológica, sendo classificados em agentes internos (tectonismo, abalos sísmicos e vulcanismo) e agentes externos (vento, chuvas, neve, alternâncias de temperatura, seres vivos, etc.).
As forças externas de transformação do relevo são: a água (das chuvas, dos oceanos e dos cursos d'água), o vento, a temperatura (ou a variação das temperaturas), as geleiras e os seres vivos em geral (incluindo os humanos).