Os 30% do advogado são sobre o valor econômico da questão ou eventual acordo, sem a dedução dos encargos fiscais e previdenciários. De acordo com a tabela de honorarios advocaticios.
A palavra honorário deriva do latim e significa honra, prêmio, um presente dado a alguém em decorrência de uma atitude honrosa. Hoje, honorário é a remuneração recebida pelo profissional liberal por um serviço prestado. Os honorários se dividem em três espécies: convencionados, arbitrados e sucumbenciais.
O contrato de prestação de serviços advocatícios, ou contrato de honorários, é intrínseco à atividade da advocacia que, quando formalizado por escrito, é instrumento importante e útil, garantido maior segurança, clareza e transparência na relação entre o profissional e seu cliente.
Significado de Honorários substantivo masculino plural [Jurídico] Os valores recebidos pelo serviço prestado; salário ou remuneração: após o julgamento, o advogado cobrou seus honorários.
Os honorários advocatícios são pagamentos que não possuem data ou prazo exatos para serem pagos. Com base no Artigo 50 do Código de Ética, o valor dos honorários contratuais e sucumbenciais não pode ter uma soma maior que 50% do valor da execução da sentença.
Os advogados podem receber pelos seus serviços por meio de dois tipos de honorários: os de sucumbência e os convencionados. Os honorários convencionados são aqueles contratuais, firmados entre cliente e advogado.
Inadmissível no caso de pagamento parcelado. No CPC/73 os artigos 652-A e 745-A, eram claros, mas alguns advogados dos Executados sempre queriam dar um jeito, logo que entrou em vigor a Lei de reduzir os honorários em qualquer hipótese, seja no prazo da citação ou no prazo dos embargos.