A doutrina é teoria voltada ao ensinamento e à cultura de determinada ciência, é, portanto, um conjunto de conhecimentos com focos específicos em uma determinada disciplina. Na contabilidade tivemos inúmeras doutrinas, cada qual voltada para tal ciência da empresa.
O CONTISMO: Seus defensores adotam como idéia central o mecanismo das contas, preocupando-se basicamente com seu funcionamento e subordinando-as aos métodos de escrituração. Foi a primeira escola de pensamento contábil na escala de evolução cientifica da contabilidade.
R. A doutrina Patrimonialista, pois define a Contabilidade como a ciência que estuda o patrimônio e também define o patrimônio como o objeto da Contabilidade.
Na escola italiana houve o desenvolvimento de várias correntes de pensamento contábil: o Contismo, o Personalismo, o Neocontismo, o Controlismo, o Aziendalismo e o Patrimonialismo. Constismo Foi a primeira corrente de pensamento contábil da escola italiana de Contabilidade.
Sobre os motivos que contribuíram para a ascensão da Escola Norte-Americana de Contabilidade é correto afirmar: I. ... Ênfase a uma Contabilidade Teórica: As mentes privilegiadas produziam trabalhos excessivamente teóricos, apenas pelo gosto de serem teóricos, difundindo-se ideias com pouca aplicação prática.
Enquanto as escolas europeias estudavam praticamente só a teoria da Contabilidade, sem se interessar pela parte pragmática da disciplina, a escola norte-americana enfocava muito mais a prática contábil, procurando atender as necessidades dos seus usuários através de uma Contabilidade útil para a gestão e cada vez mais ...
Moderna escola Italiana ou Aziendalismo Entre 1910 e 1920 teve inicio a moderna Escola Italiana, a parti de seguidores de Fabio Besta que modificou seu modo de pensar teve seu ponto de partida para o trabalho dos Aziendalistas.
Aziendalismo. Aziendalismo é uma teoria científica italiana que define, como objeto de estudo da contabilidade, a azienda. No Brasil, a azienda era considerada objeto de estudo da economia aziendal, ramo contábil da economia que não se desenvolveu.
Enquanto as escolas européias estudavam praticamente só a teoria da Contabilidade, sem se interessar pela parte pragmática da disciplina, a escola norte-americana enfocava muito mais a pratica contábil, procurando atender as necessidades dos seus usuários através de uma Contabilidade útil para a gestão e cada vez mais ...
O desenvolvimento do mercado de capitais e o rápido crescimento do comércio e da indústria proporcionaram o surgimento de um campo fértil para o desenvolvimento das Ciências Contábeis, pois, com o surgimento dos grandes conglomerados comerciais e industriais, com participação de inúmeros acionistas, a contabilidade, ...
Em 1920, com a grande ascensão dos EUA, deu-se origem à Escola Norte-Americana. ... Os Estados Unidos herdaram da Inglaterra a tradição de Auditoria, criando lá sólidas raízes. No início do século XX, a chamada Escola Européia teve sua queda, quando a Escola Norte-americana obteve sua ascensão.
1 ASPECTOS GERAIS A Escola Norte-americana surgiu em 1887, com a criação do AAPA (AICPA), que trabalhou na qualificação da informação contábil, na padronização da contabilidade em financeira ( informação externa ) e gerencial ( informação interna ).
Teorias da escola europeia Inicialmente, surgiu o método das partidas dobradas, que foi desenvolvido pelo Frei Luca Pacioli, na Itália, provavelmente entre os séculos XIII e XIV. Esse método foi divulgado somente no século XV, quando a escola italiana se disseminou por toda a Europa.
Usuários internos são aqueles que estão diretamente relacionados à atividade rotineira da empresa e utilizam os dados contábeis em suas funções.
Os usuários ou utilizadores são pessoas ou organizações que utilizam um determinado tipo de serviço e podem ser classificados segundo a área de interesse. Usuários em sistemas de informação são agentes externos ao sistema que usufruem da tecnologia para realizar determinado trabalho.
Segundo a NBC TG Estrutura Conceitual, os investidores, credores por empréstimo e outros credores, existentes e em potencial, representam os usuários primários para quem os relatórios contábil-financeiros de propósito geral são direcionados. ... Os usuários primários possuem semelhantes necessidades de informação.
Os usuários internos são proprietários e administradores de todos os níveis da empresa e os usuários externos são os acionistas e investidores e financiadores em geral, como bancos e fornecedores, entidades governamentais como físico e muitos outros.
São chamados de usuários da Contabilidade os indivíduos que se beneficiam da informação produzida pela mesma. Os usuários da Contabilidade são classificados em agentes internos e externos da entidade.
São usuários externos da contabilidade, EXCETO: A. Clientes.
Luca Bartolomeo de Pacioli, “O Pai da Contabilidade”. Nasceu em Sansepulcro em Itália no ano de 1445.
Criador da Contabilidade: Frei Luca Paciolli.
Na época medieval vemos um desenvolvimento econômico e da propriedade, isto fez com que fosse necessário técnicas de controle e apuração de bens. Foi na Itália que houve o desenvolvimento da Contabilidade, por conta do aumento da produção e a mudança das relações de trabalho.