Os sintomas ou efeitos colaterais extrapiramidais são diversos transtornos do movimento, o principal é conhecido como discinesia tardia (movimentos musculares irregulares e involuntários, geralmente na face) e pode ser resultado do consumo de antagonistas dopaminérgicos, geralmente medicamentos antipsicóticos ( ...
A maioria das lesões neurais que causa transtornos dos movimentos ocorre no sistema extrapiramidal; assim, os distúrbios do movimento às vezes são denominados distúrbios extrapiramidais.
Tratam-se de movimentos musculares excessivos ou diminuídos ou ausentes, aos quais o indivíduo não consegue controlar, contínuos ou episódicos.
Distúrbios neurológicos em crianças ocorrem quando algo está anormal no cérebro, no sistema nervoso ou nas células musculares. Esses distúrbios podem variar de epilepsia (convulsão) a enxaquecas, tiques ou distúrbios do movimento e muito mais.
Os tremores podem ser provocados por diversos fatores, como o estresse e ansiedade, uso de medicamentos e substâncias, fraqueza muscular, cansaço físico ou doenças.
A causa mais comum de tremor no corpo é o frio, situação que faz com que os músculos se contraiam rapidamente para aquecer o corpo, causando a sensação de tremedeira.