Além desse período considerado como inicial, os historiadores dividem ainda a existência da civilização da Grécia Antiga em mais quatro períodos: Pré-Homérico – do século XX ao século XII a.C.; Homérico – do século XII ao século VIII a.C.; Arcaico – do século VIII ao século VI a.C.; Clássico – do século V ao século IV ...
A história da Grécia Antiga pode ser entendida em cinco períodos: Período Micênico do século XV a.C. início da expansão micênica à até o século XII a.C. com a chegada dos povos indo-europeus; O Período Homérico do século XII a.C. ao século VIII a.C., período em que foi criada as obras de Homero: a Ilíada e a Odisseia; ...
A história da Grécia Antiga é dividida em quatro períodos: Pré-Homérico, Homérico, Arcaico e Clássico.
Período Helenístico
Essa fase foi marcada pelas hegemonias e imperialismos no mundo grego, que acabaram em uma guerra fratricida entre os próprios gregos, concluindo com a sua decadência. A primeira potência hegemônica foi Atenas, seguida por Esparta e, finalmente, por Tebas.
O período histórico dos séculos V a.C. e IV a.C., na região grega, foi denominado pelos historiadores como Período Clássico por conter as principais características da civilização grega. Este período foi marcado por várias guerras travadas contra inimigos externos e entre os próprios gregos.
A principal característica do Classicismo está na imitação dos modelos clássicos greco-romanos. Assim, a busca pela perfeição, pelo equilíbrio, a pureza das formas e o rigor estético são as principais tendências desse movimento.
Atenas possuía uma democracia direta, onde todos os cidadãos atenienses participavam diretamente das questões políticas da polis. ... Estima-se que somente 10% da população desfrutavam dos direitos democráticos. Além de Clístenes, Péricles deu continuidade à política democrática.
As grandes obras de arquitetura como os templos, por exemplo, eram erguidas em homenagem aos deuses gregos. Outras importantes características gerais, da arte grega, que podemos citar são: valorização do ser humano, presença da beleza, representação de valores morais e cívicos e a busca pela representação da natureza.
Entre os estilos mais usados no Classicismo estão a busca pelo equilíbrio, pureza e rigor da forma, juntamente com a perfeição e o senso de proporção. É importante destacar que o tema mais comum utilizado para produzir uma obra classicista era o antropocentrismo, ou seja, a colocação do homem no centro do universo.
A arte renascentista possuía características como: natureza e homem como centro das preocupações, utilização do chiaroscuro, perspectiva e proporcionalidade no intuito de produzir obras com rigor científico, representação das emoções do ser humano, racionalidade e idealização da harmonia e da beleza (arte greco-romana) ...
As principais características da literatura contemporânea são: Mistura de tendências estéticas (ecletismo) União da arte erudita e da arte popular. Prosa histórica, social e urbana.
A literatura brasileira contemporânea compreende um grupo de características de distintas escolas literárias anteriores, revelando assim, uma multiplicidade de tendências que irão inovar a poesia e a prosa do período.
LITERATURA CONTEMPORÂNEA
As principais tendências contemporâneas da poesia brasileira são o Poema-Práxis, a Poesia Marginal e o Tropicalismo. O movimento da Poesia-Práxis foi criado por Mário Chamie (1933-2011) como dissidência do Concretismo, qualificado de "vanguarda velha".
As tendências contemporâneas caracterizam-se pelas manifestações literárias a partir de meados do século XX até os dias atuais.
A poesia contemporânea é uma expressão artística que começa a destacar-se a partir da segunda metade do século passado, uma vez que conseguiu a "independência" da chamada literatura pós-guerra que imperava até aquele momento com o surgimento de uma nova camada de poetas cujos estilos marcavam certamente uma enorme ...
É a expressão da subjetividade por meio da linguagem verbal, ou seja, das palavras e tem o papel de humanizar o ser humano. A poesia contemporânea é a reação da sensibilidade ao capitalismo de consumo que tira do homem moderno o individualismo, o torna anônimo, parte insignificante de uma grande massa consumidora.
O que é literatura contemporânea? A literatura contemporânea é a que vivenciamos atualmente. Começou após o encerramento do pós-modernismo, por volta da metade do século XX. A transição de uma escola literária para outra se dá por meio de mudanças no cotidiano de determinada época.
Escolas literárias Autores Contemporâneos Os autores da atual produção literária brasileira caracterizam por uma única qualidade unificadora: são individuais. Não existe atualmente uma corrente dominante, e apesar de muitos terem estilos parecidos, devem todos serem estudados separadamente.