EQST

O Que So Brifitas Brainly?

O que são briófitas Brainly?

Resposta. As briófitas são plantas avasculares (não possuem vasos condutores de seiva) que crescem em solos úmidos, pedras ou troncos de árvores, sendo os musgos seus principais representantes.

Por que as briófitas são plantas extremamente pequenas e não passam de 30 cm de comprimento?

Devido a ausência de vasos condutores de nutrientes, a água absorvida do ambiente e é transportada nessas plantas de célula para célula, ao longo do corpo do vegetal. Esse tipo de transporte é relativamente lento e limita o desenvolvimento de plantas de grande porte. Assim, as briófitas são sempre pequenas, baixas.

O que significa a palavra pteridófitas?

Pteridófitas são plantas que apresentam, como características mais marcantes, a presença de vasos condutores de seiva e a ausência de sementes.

Quais são os tipos de reprodução das pteridófitas?

Reprodução das pteridófitas Assim como nos demais vegetais, na reprodução sexuada das pteridófitas ocorre a alternância entre dois tipos de gerações, uma haplóide (n) e outra diplóide (2n). Por isso o ciclo é chamado de haplodiplobionte. A geração haplóide é o gametófito, estrutura que produz gametas através da mitose.

Qual é a função da pteridófitas?

As pteridófitas possuem um sistema radicular, que garante a fixação da planta no solo e a absorção de água e nutrientes, e um sistema caulinar, formado pelo caule e pelas folhas, sendo o caule responsável por originar as folhas, que atuam como órgãos fotossintetizantes primários.

O que é um Protalo de Samambaia?

é o gametófito da samambaia, origina-se assim a germinação de um esporo. Caracterizadas no grupo das pteridófitas, não possuem semente, tendo em mente uma reprodução diferente. Em algumas épocas, no interior da planta se forma pontos escuros chamados de SOROS. E isso indica que ela está na época de REPRODUÇÃO.

Como ocorre a reprodução das plantas pteridófitas?

A reprodução das pteridófitas acontece em um ciclo de alternância de gerações dependente da água para a fecundação e apresenta o esporófito como fase duradoura. ... O esporófito é diploide e produz, por meiose, esporos, que originam um indivíduo ou conjunto de células haploide, denominado gametófito.

Qual a função do báculo?

Um báculo, em sentido lato, é um tipo de cajado usado pelos pastores para se apoiarem ao andar e para conduzirem o gado. ... No sentido restrito, refere-se a um bordão usado pelos dignitários da Igreja Católica, simbolizando o seu papel de pastores do rebanho divino.

O que é báculo plantas?

Em botânica, báculo é a folha jovem das pteridófitas, espécies da classe das filicópsidas que, antes de se desenrolar, exibe forma semelhante a um cajado ou báculo episcopal.

Qual a novidade evolutiva das samambaias?

As pteridófitas (do grego pteridon = feto e phyton = planta), também chamadas de plantas vasculares sem sementes, são um grupo vegetal que se destaca pelo surgimento de uma importante novidade evolutiva: os vasos condutores de seiva (xilema e floema).

Qual é a novidade evolutiva das pteridófitas?

As pteridófitas, pertencentes ao Filo Pteridophyta, fazem parte do grupo das plantas vasculares sem sementes (Figura 1). A novidade evolutiva desenvolvida a partir desse grupo foi o sistema condutor, formado pelo xilema e floema. ... Possuem raiz, caule e folhas, porém as flores e sementes estão ausentes.

Qual é a principal novidade evolutiva das Briofitas?

--> A principal novidade que as briófitas trazem em relação a evolução dos vegetais é o fato de possuírem gametângios e esporângios protegidos por células estéreis, diferentemente do que ocorre nas algas verdes que são os vegetais mais primitivos dentre todos.