Para exercer a profissão de biólogo, é necessário fazer o curso superior de Ciências Biológicas. A graduação dura, em média, de 4 a 5 anos. O curso é oferecido em duas modalidades: bacharelado e licenciatura. A licenciatura é focada na formação de professores para o Ensino Fundamental e Médio.
Para se tornar biólogo, o requisito principal é a formação em nível superior em bacharelado ou licenciatura. Para isso, são necessários 4 anos de estudos, práticos e teóricos, nas áreas de estatística, matemática, física e ciências, em universidade pública ou privada.
Também conhecida como Ciências Biológicas, a faculdade de Biologia tem duração média de quatro anos e possui habilitações em bacharelado e licenciatura. Quem opta pelo bacharelado pode se tornar um pesquisador ou atuar como biólogo em empresas públicas e privadas, parques, reservas e estações biológicas.
Para se formar em Botânica você precisa ter graduação em ciências biológicas, agronomia, engenharia florestal ou outra área relacionada e concluir o curso de pós-graduação (Mestrado ou Doutorado) em Botânica.
“Em um senso estrito, a Botânica é o estudo científico da vida das plantas, e sendo um ramo da Biologia, é também conhecida como Biologia Vegetal. A Botânica estuda as plantas sob diversos pontos de vista.
botânicos
Como o nome sugere, a Oceanografia investiga as características dos oceanos e também de outros ambientes aquáticos como lagos, rios e mares. O profissional formado nesta área é chamado de oceanógrafo.
Grosso modo, a oceanografia é a ciência que pesquisa as características dos mares, rios, lagos, oceanos e zonas costeiras, abrangendo desde as suas descrições físicas até a interpretação de fenômenos. O oceanógrafo investiga também a interação desses ambientes com os continentes e a atmosfera.
Profissão Oceanógrafo: salário e carreira na área de OCEANOGRAFIA